O britânico Kris Meeke, que esta temporada apenas marca presença em algumas provas do Campeonato do Mundo, pois a Citroen decidiu empenhar-se no desenvolvimento do seu novo carro para 2017, foi a grande figura da primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal. Qual intruso, o piloto do construtor francês intrometeu-se numa “guerra” que não é sua, assumindo o papel de líder ao tirar partido de uma boa posição na estrada (era o décimo terceiro a iniciar as classificativas) para ganhar segundo atrás de segundos a toda a gente. Este ano, para além de testes, o britânico fez apenas dois ralis, o de Monte Carlo (deistência) e o da Suécia (23º classificado).
Como seria expectável, Sébastien Ogier, líder do Mundial, acabou penalizado por ser ele a “abrir” a estrada, para chegar ao final as oito classificativas desta sexta-feira com um atraso de 31,9 segundos para o piloto do Citroen. Fora da discussão da vitória encontra-se já Jari-Matti Latvala, que depois de um início de prova sem o VW Polo afinado na perfeição, acabaria por ser penalizado pela quebra da direção assistida. Ainda antes desse percalço, a prova portuguesa perdia o contributo de Hayden Paddon, o jovem piloto da Hyundai vencedor, no mês passado, do Rali da Argentina, no seguimento de uma saída de estrada. E a equipa do construtor sul-coreano regressa a casa com um carro a menos, já que o guiado pelo neozelandês acabou consumido integralmente pelas chamas.
Cumprida a ronda pelas classificativas minhotas e antes da passagem para terras durienses e transmontanas, este sábado, a discussão da vitória está na mão de quatro pilotos, num duelo em que Meeke é o já referido intruso no meio dos pilotos da VW (Ogier e Mikkelsen) e da Hyundai (Sordo). E o seu jovem colega de equipa Stéphane Lefebvre dá mostras de uma evolução notável, cuja regularidade lhe permite ser já considerado uma das revelações do rali.
Classificação após PE 9
1º, Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen DS3 WRC), 1h28m53,3s
2º, Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC), a 31,9s
3º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai New Generation i20 WRC), a 37,3
4º, Andreas Mikkelsen/Anders Synnevag (VW Polo R WRC), a 52,3
5º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai New Generation i20 WRC), a 1m12,2s
6º, Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen DS3 WRC), a 1.33,5
7º, Mads Ostberg/Ola Floene (Ford Fiesta RS WRC), a 1.46,0
8º, Eric Camilli/Benjamin Veillas (Ford Fiesta RS WRC), a 1.49,7
9º, Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (VW Polo R WRC), a 3.50,9
10º, Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5), a 3.52,0
11º, Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC), a 4.06,4
12º, Nicolas Fuchs/Fernando Mussano (Skoda Fabia R5), a 4.27,5
13º, Elfyn Evans/Craig Parry (Ford Fiesta R5), a 4.45,0