CFILogin.resx
Rally-de-Portugal-noticia-sf16-detalhe-2025

STAGE FLASH: Tänak amplia a sua vantagem

Ott Tänak e Sébastien Ogier travaram um verdadeiro duelo na segunda passagem por Cabeceiras de Basto.
17 maio 2025

Ott Tänak e Sébastien Ogier travaram um verdadeiro duelo na segunda passagem por Cabeceiras de Basto. Ambos sobreviveram ao que Ogier descreveu como "uma especial de cross-country", mas o estoniano levou a melhor, venceu o troço e ampliou a sua liderança para 13,9 segundos.

Thierry Neuville imprimiu um ritmo forte e, com um tempo de 13min14s0, ficou apenas a 1,9 segundos de Takamoto Katsuta, que ocupa a quarta posição. Neuville igualou o tempo de Kalle Rovanperä, terceiro classificado, numa especial com piso extremamente acidentado e trilhos profundos.

Elfyn Evans conseguiu reduzir a vantagem do seu companheiro de equipa Sami Pajari para 17,2 segundos.

Na oitava posição, Josh McErlean, da M-Sport Ford, ampliou sua vantagem sobre o companheiro de equipa Grégoire Munster para 28,5 segundos. O luxemburguês partiu o para-brisas de seu Puma ao passar por um leito rochoso.

Adrien Fourmaux foi cinco segundos mais rápido do que na primeira passagem. O francês foi o primeiro na estrada e alertou sobre a presença de pedras nos trilhos, prevendo dificuldades para os que vinham atrás. Martinš Sesks, no Ford Puma, continuou a testar diferentes configurações e melhorou o seu tempo, superando Fourmaux por 5,8 segundos.

No WRC2, Oliver Solberg recuperou três segundos a Gus Greensmith e lidera com 48,5 segundos de vantagem. Yohan Rossel manteve-se em terceiro, enquanto Nikolay Gryazin saiu de estrada após 10,5 km e abandonou o rali.

O finlandês Roope Korhonen, vencedor da especial anterior, foi o quarto mais rápido em Cabeiras de Basto 2.

Carro 33. EVANS/MARTIN

“Troço muito acidentado. O piso está degradado e com pedras soltas, não foi nada fácil.”

Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE

“O piso está muito acidentado e há o risco de furos. Não há muito mais que possamos fazer, a luta está intensa."

Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA

“Troço difícil, mas terminámos inteiros.”

Carro 17. OGIER/LANDAIS

“Parece rali cross-country, o piso está muito acidentado. A má notícia é que o Ott foi mais rápido, a boa notícia é que conseguimos terminar esta classificativa horrível."

Carro 16. FOURMAUX/CORIA

“O troço está muito estragado. O carro é demasiado largo para entrar nos trilhos deixados pela passagem anterior. Nos trilhos havia pedras onde se pode furar, é uma especial difícil."

Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN

“Troço verdadeiramente difícil, não me lembro de ter visto condições tão más em Portugal, com trilhos profundos e muitas pedras."

Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON

“Estou a lutar muito com o carro e a sensação é péssima."

Carro 5. PAJARI/SALMINEN

“Foi bastante exigente com grandes trilhos e muitas pedras. Não sabia como abordar cada curva e tentei ser inteligente.”

Carro 13. MUNSTER/LOUKA

“O carro tem um acerto macio, passámos por dificuldades e partimos o para-brisa.”

Carro 22. SESKS/FRANCIS

“Troço difícil e muito quente.”

Carro 55. MCERLEAN/TREACY

“É uma especial bastante exigente para o carro. A parte final está mais difícil por comparação com o ano passado. Vamos manter o foco.”

Carro 2. SALVI/CORONADO

“Uma das melhores especiais da minha vida. O rali é lindo, mas esta especial... Desejo boa sorte aos pilotos que precisam ir a fundo aqui."

scroll up