CFILogin.resx
Rally-de-Portugal-noticia-sf15-detalhe-2025

STAGE FLASH: Tänak amplia liderança; Rovanperä no 3.º lugar

Ott Tänak foi o mais rápido na versão curta da icónica especial de Amarante.
17 maio 2025

Ott Tänak foi o mais rápido na versão curta da icónica especial de Amarante (a mais longa do Rally) e ampliou sua vantagem sobre Sébastien Ogier para 11,8 segundos. Esta foi a quinta vitória em classificativas neste rali e a 401ª da sua carreira no WRC.

Kalle Rovanperä aumentou sua distância em relação a Thierry Neuville em 3,4 segundos e conseguiu recuperar a terceira colocação ao superar Takamoto Katsuta, que sofreu um furo nos quilómetros finais. Os dois pilotos da Toyota ficaram separados por apenas quatro décimos de segundo.

O líder do campeonato, Elfyn Evans, continuou com dificuldades para diminuir a diferença para Sami Pajari na luta pelo sexto lugar e perdeu 2,1 segundos para o finlandês. A diferença subiu para 15,2 segundos.

Josh McErlean, da M-Sport Ford, distanciou-se de Grégoire Munster, que se queixou das alterações no acerto do Puma feitas na noite de sexta-feira. O irlandês consolidou a sua oitava posição, agora com 23,7 segundos de vantagem.

Oliver Solberg completou o troço com pneus duros e regressou a Matosinhos na 10ª posição de geral e na liderança do WRC2 com uma vantagem de 46,6 segundos sobre Gus Greensmith, que teve problemas nos intercomunicadores durante a especial. Nikolay Gryazin, que não pontua para o WRC2, está 3,7 segundos atrás do britânico. Yohan Rossel foi o mais rápido entre os líderes do WRC2 e está apenas um segundo atrás de Gryazin.

Pablo Sarrazin (32), Giovanni Trentin (59) e Jorge Martinez (75) abandonaram na 12ª classificativa.

Carro 33.    EVANS/MARTIN

“Mudámos o acerto do carro e a traseira parece estar mais solta. Vamos discutir isso e ver o que vamos fazer.”

Carro 1.   NEUVILLE/WYDAEGHE

“Tentei fazer o meu melhor, mas os pneus sobreaqueceram. Foi uma boa escolha do Kalle usar pneus duros.”

Carro 8.     TÄNAK/JÄRVEOJA

“Foi uma boa especial. Consegui adaptar-me e tive uma boa sensação com o carro.”

Carro 17.     OGIER/LANDAIS

“Fui muito lento. Talvez fosse do pneu duro”,

Carro 16.    FOURMAUX/CORIA

“É uma especial linda. É um pouco como dançar com o carro, pois não havia aderência.”

Carro 69.    ROVANPERÄ/HALTTUNEN

“Estava com um pneu duro e não adiantou nada. O Taka fez uma manhã muito boa e nós fizemos o que podíamos.”

Carro 18.     KATSUTA/JOHNSTON

“Foi bem divertido. Tive um furo no pneu dianteiro esquerdo e perdi tempo nos últimos quilómetros.”

Carro 5.     PAJARI/SALMINEN

“Acho que foi razoável, mas ainda há espaço para melhorar.”

Carro 13.     MUNSTER/LOUKA

“Na assistência, vamos colocar o carro mais macio.”

Carro 22.     SESKS/FRANCIS

“Ainda estamos a testar coisas diferentes. Algumas funcionam, outras não. Isso faz parte do processo.”

Carro 55.     MCERLEAN/TREACY

“Para ser honesto, a sensação foi bastante má. O carro escorrega muito, só temos que nos habitua, mesmo assim está a ser divertido.”

Carro 2.      SALVI/CORONADO

“Estou a aproveitar mais. Gosto desta especial. Aos poucos o carro está mais equilibrado. Estou feliz.

Carro 20.     SOLBERG/EDMONDSON

“Difícil e muito escorregadio. Ainda tenho uma vantagem confortável. Em algumas zonas temos de ir com calma porque é muito perigoso, em outras zonas, os pneus duros não têm aderência.”

scroll up