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Hyundai marca o ritmo no Vodafone Rally de Portugal

Ott Tänak lidera a prova com escassos 0,2s de vantagem sobre o colega de equipa, Adrien Fourmaux.
16 maio 2025

A Hyundai respondeu à vitória inicial de Elfyn Evans (Toyota) com domínio absoluto nas classificativas de terra disputadas na manhã desta sexta-feira, na região Centro. Ott Tänak lidera a prova com escassos 0,2s de vantagem sobre o colega de equipa, Adrien Fourmaux, num arranque de rali marcado por três vencedores diferentes em cinco especiais. A Toyota promete contra-atacar, numa luta que promete emoções fortes até domingo.

Ott Tänak venceu os dois primeiros troços do dia (Mortágua 1 e Lousã 1), enquanto Adrien Fourmaux foi o mais rápido nas duas classificativas seguintes (Góis 1 e Arganil 1), acabando separados por 0,2s. No final da secção, o estónio afirmou: “Os pisos estavam escorregadios e tivemos de lutar muito com o carro. A batalha é intensa.” Já o francês mostrou-se satisfeito: “Tive uma boa sensação ao volante, apesar da aderência ser reduzida. Foi uma loucura. Fiz um bom esforço e estou satisfeito com a escolha de pneus. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.”

Os pilotos dos i20 N Rally1 foram bastante rápidos nos duros e escorregadios troços da zona Centro, ao passo que os rivais da Toyota e Ford sentiram dificuldades com a falta de aderência, sobretudo em zonas húmidas – algo que já se adivinhava pelas declarações dos pilotos no final dos testes.

Na terceira posição aparece Sébastien Ogier, o melhor piloto da Toyota, a 7,4s, seguido pelo colega de equipa Takamoto Katsuta, a 8,1s, e por Kalle Rovanperä, que perdeu duas posições na passagem por Arganil, estando agora a 13,1s do primeiro lugar. O finlandês mostrou-se frustrado no final da secção: “As condições de aderência são muito difíceis e não fizemos a melhor escolha de pneus.”

O líder do campeonato, Elfyn Evans, está a ter a ingrata missão de ser o primeiro na estrada, estando a 21,7s do líder: “Os pisos estão muito escorregadios, é como um tampo de vidro, e não consegui ser suficientemente eficaz”, disse o galês.

Referência ainda para o pião protagonizado pelo campeão do mundo em título, Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), e para o furo de Martinš Sesks (Ford Puma Rally1), ambos na classificativa de abertura do dia.

Na categoria WRC2, Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) venceu as quatro classificativas realizadas esta manhã e lidera com 16,7s de vantagem sobre Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) e 19,4s sobre Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2).

Entre as equipas que participam no Campeonato de Portugal de Ralis, a manhã ficou marcada pelo duelo entre Kris Meeke (Toyota) e Dani Sordo (Hyundai), com vantagem para o primeiro, por 15,1s. Armindo Araújo (Skoda) é o terceiro classificado – e melhor português! – com 7,4s de vantagem sobre Pedro Almeida (Skoda).

Durante a tarde, os pilotos repetem a passagem pelas classificativas de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, e vão ainda disputar Águeda/Sever e Sever/Albergaria.

Classificação no final da 2ª seção:

1º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20N Rally1), com a 38:45.1

2º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai I20N Rally1), a 0.2s

3º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 7.4s

4º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 8.1s

5º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 13.1 s

6º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 21.7s

7º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20N Rally1), a 25.8s

8º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 30.9s

9º Joshua McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1), a 47.7s

10º Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 50.2s

11º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2), a 1.20.1m (1º Rally2)

15.º Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 1.44.9m (1º PCR)

34º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 3-19.2m (1º português)

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