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Citroën apresenta soluções para todos os tipos de pilotos

06 abril 2014

 

O construtor francês é a marca de automóveis mais bem sucedida no campeonato do Mundo de ralis no século XXI e aplica todo o seu conhecimento no desenvolvimento de carros competitivos capazes de lutarem pelas vitórias do WRC. Mas nos últimos anos, preocupou-se também em disponibilizar essa tecnologia e experiência em modelos mais acessíveis a todos os tipos de pilotos.
É por isso que actualmente tem uma gama que vai desde o DS3 R1, a pensar naqueles que querem iniciar-se na modalidade, até ao DS3 WRC para todos os que queiram andar com um dos melhores carros de ralis da actualidade.
O modelo mais acessível é o Citroën DS3 R1. Para que fazer ralis não se torne incomportável, esta versão mantém a maioria dos componentes mecânicos de série como o motor e a caixa de velocidades, a suspensão, os travões e até o chassis vem directamente da normal linha de produção. Com tracção apenas às rodas da frente, conta com um propulsor capaz de debitar 125 cavalos e tem um binário de 165 Nm. A caixa de cinco velocidades é manual  recebeu uma relação mais curta. Os amortecedores são desenvolvidos pela Citroën Racing.
No escalão acima está o DS3 R3. Sempre com tracção dianteira, apresenta números mais aliciantes, como os 210 cavalos de potência e um binário de 350 Nm, quase o dobro face ao R1. A caixa de seis velocidades é sequencial e os travões de disco ventilados apresentam dimensões bem generosas. Contudo, o peso deste modelo é superior a 1200 kg, cerca de 100kg a mais que o R1.
O Citroën DS3 R5 foi o último modelo desenvolvido pelo departamento de competição da marca gaulesa. É o carro que o fabricante disponibiliza para quem queira lutar por títulos nacionais ou mesmo internacionais que não o WRC. Tem um motor 1,6 turbo capaz de debitar 280 cavalos, transmitidos às quatro rodas através de uma caixa de cinco velocidades sequencial. O binário ronda os 400 Nm. Os travões de disco são ventilados e medem 300mm nas provas de terra e 355mm nas de asfalto. Pesa 1200kg e conta com suspensões e amortecedores quase tão bons como os de um WRC.
No topo da hierarquia, o carro dos sonhos de qualquer piloto de ralis. O Citroën DS3 WRC foi o último carro com que o campeoníssimo Sébastien Loeb venceu o campeonato do Mundo de ralis. O chassis é o mais evoluído e é equipado com um motor 1,6 litros turbo com mais de 300 cavalos de potência e mais de 400 Nm de binário. A caixa de velocidades tem seis relações e é sequencial.
São quatro propostas para quatro tipos de carteiras distintas. A hipótese mais em conta é comercializada por valores a ronda os 50 mil euros, enquanto o WRC custa mais de 300 mil euros, dependendo de algumas opções.

O construtor francês é a marca de automóveis mais bem sucedida no campeonato do Mundo de ralis no século XXI e aplica todo o seu conhecimento no desenvolvimento de carros competitivos capazes de lutarem pelas vitórias do WRC. Mas nos últimos anos, preocupou-se também em disponibilizar essa tecnologia e experiência em modelos mais acessíveis a todos os tipos de pilotos.

É por isso que actualmente tem uma gama que vai desde o DS3 R1, a pensar naqueles que querem iniciar-se na modalidade, até ao DS3 WRC para todos os que queiram andar com um dos melhores carros de ralis da actualidade.

O modelo mais acessível é o Citroën DS3 R1. Para que fazer ralis não se torne incomportável, esta versão mantém a maioria dos componentes mecânicos de série como o motor e a caixa de velocidades, a suspensão, os travões e até o chassis vem directamente da normal linha de produção. Com tracção apenas às rodas da frente, conta com um propulsor capaz de debitar 125 cavalos e tem um binário de 165 Nm. A caixa de cinco velocidades é manual  recebeu uma relação mais curta. Os amortecedores são desenvolvidos pela Citroën Racing.

No escalão acima está o DS3 R3. Sempre com tracção dianteira, apresenta números mais aliciantes, como os 210 cavalos de potência e um binário de 350 Nm, quase o dobro face ao R1. A caixa de seis velocidades é sequencial e os travões de disco ventilados apresentam dimensões bem generosas. Contudo, o peso deste modelo é superior a 1200 kg, cerca de 100kg a mais que o R1.

O Citroën DS3 R5 foi o último modelo desenvolvido pelo departamento de competição da marca gaulesa. É o carro que o fabricante disponibiliza para quem queira lutar por títulos nacionais ou mesmo internacionais que não o WRC. Tem um motor 1,6 turbo capaz de debitar 280 cavalos, transmitidos às quatro rodas através de uma caixa de cinco velocidades sequencial. O binário ronda os 400 Nm. Os travões de disco são ventilados e medem 300mm nas provas de terra e 355mm nas de asfalto. Pesa 1200kg e conta com suspensões e amortecedores quase tão bons como os de um WRC.

No topo da hierarquia, o carro dos sonhos de qualquer piloto de ralis. O Citroën DS3 WRC foi o último carro com que o campeoníssimo Sébastien Loeb venceu o campeonato do Mundo de ralis. O chassis é o mais evoluído e é equipado com um motor 1,6 litros turbo com mais de 300 cavalos de potência e mais de 400 Nm de binário. A caixa de velocidades tem seis relações e é sequencial.

São quatro propostas para quatro tipos de carteiras distintas. A hipótese mais em conta é comercializada por valores a ronda os 50 mil euros, enquanto o WRC custa mais de 300 mil euros, dependendo de algumas opções.

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