CFILogin.resx

Neuville surpreende com liderança na Finlândia

01 agosto 2013

 

Se ontem muitos ficaram surpresos com o terceiro posto de Thierry Neuville no Qualifying, terão sido ainda mais as bocas aberta ao final do dia de hoje com o belga da Ford a assumir a liderança do Neste Oil Rally da Finlândia com 5,2s de margem sobre o líder do Campeonato Sébastien Ogier.
Neuville começou a prova de forma cautelosa, com o um sexto tempo, mas depressa passou ao ataque, levando de vencida a segunda especial e nunca terminando abaixo da terceira posição, excepção feita à quinta classificativa, onde assinou o segundo pior resultado do dia com o quinto crono, mas acabou por passar para a liderança da prova depois de Mikko Hirvonen (Citroën) ter perdido 20 segundos devido a água e, com isso, a liderança.
Mas esse não foi o único motivo de surpresa para os amantes dos ralis. O gaulês da Volkswagen não teve dia muito positivo, apontando-o mesmo no final como “o mais aborrecido de sempre.” Ogier começou por liderar a prova, mas ao saber dos problemas do companheiro de equipa Jari-Matti Latvala com a suspensão traseira na segunda especial, acabou por perder um pouco o ritmo e rodar de forma irregular, chegando mesmo a terminar com o sétimo tempo na última classificativa do dia.
Enquanto isso, Latvala teve um dia totalmente para esquecer. O já referido problema na suspensão traseira esquerda (resultado de um toque numa pedra) fez o piloto da casa perder muito terreno. Como se tal não bastasse, na terceira classificativa foi penalizado em quatro minutos por chegada tardia ao Controlo Horário. Mas não foi tudo. Apesar do piloto da Volkswagen ter logrado chegar ao final, fê-lo de forma muito modesta, terminando o dia em 88º, a mais de 20 minutos da frente.
A fechar a lista dos três primeiros ficou Mads Ostberg. O norueguês da Ford teve um dia com alguns altos e baixos, juntando a vitória na quinta especial ao 23º posto na sexta, ainda assim logrou terminar a etapa a 8,9s da frente.
Hirvonen, que foi o mais rápido no Qualifying, ficou-se pelo quarto posto, com o compatriota Juho Hänninen (Ford) a fechar alista dos cinco primeiros. O britânico Kris Meeke (Citroën) é sexto, com Evgeny Novikov (Ford), Andreas Mikkelsen (VW), Dani Sordo (Citroën) e Jarkko Nikara (Mini) a fechar o Top 10 e a acabar por ser o terceiro melhor entre os pilotos da casa. O pelotão do WRC fica completo com Per-Gunnar Andersson (11º, Ford), Martin Prokop (12º, Ford) Riku Tahko (84º, Mini) e o já mensionado Latvala na 88ª posição.

 

Se ontem muitos ficaram surpresos com o terceiro posto de Thierry Neuville no Qualifying, terão sido ainda mais as bocas aberta ao final do dia de hoje com o belga da Ford a assumir a liderança do Neste Oil Rally da Finlândia com 5,2s de margem sobre o líder do Campeonato Sébastien Ogier.

Neuville começou a prova de forma cautelosa, com o sexto tempo, mas depressa passou ao ataque, levando de vencida a segunda especial e nunca terminando abaixo da terceira posição, excepção feita à quinta classificativa, onde assinou o segundo pior resultado do dia com o quinto crono, mas acabou por passar para a liderança da prova depois de Mikko Hirvonen (Citroën) ter perdido 20 segundos devido a água e, com isso, a liderança.

Mas esse não foi o único motivo de surpresa para os amantes dos ralis. O gaulês da Volkswagen não teve dia muito positivo, apontando-o mesmo no final como “o mais aborrecido de sempre.” Ogier começou por liderar a prova, mas ao saber dos problemas do companheiro de equipa Jari-Matti Latvala com a suspensão traseira na segunda especial, acabou por perder um pouco o ritmo e rodar de forma irregular, chegando mesmo a terminar com o sétimo tempo na última classificativa do dia.

Enquanto isso, Latvala teve um dia totalmente para esquecer. O já referido problema na suspensão traseira esquerda (resultado de um toque numa pedra) fez o piloto da casa perder muito terreno. Como se tal não bastasse, na terceira classificativa foi penalizado em quatro minutos por chegada tardia ao Controlo Horário. Mas não foi tudo. Apesar do piloto da Volkswagen ter logrado chegar ao final, fê-lo de forma muito modesta, terminando o dia em 88º, a mais de 20 minutos da frente.

A fechar a lista dos três primeiros ficou Mads Ostberg. O norueguês da Ford teve um dia com alguns altos e baixos, juntando a vitória na quinta especial ao 23º posto na sexta, ainda assim logrou terminar a etapa a 8,9s da frente.

Hirvonen, que foi o mais rápido no Qualifying, ficou-se pelo quarto posto, com o compatriota Juho Hänninen (Ford) a fechar a lista dos cinco primeiros. O britânico Kris Meeke (Citroën) é sexto, com Evgeny Novikov (Ford), Andreas Mikkelsen (VW), Dani Sordo (Citroën) e Jarkko Nikara (Mini) a fechar o Top 10 e a acabar por ser o terceiro melhor entre os pilotos da casa. O pelotão do WRC fica completo com Per-Gunnar Andersson (11º, Ford), Martin Prokop (12º, Ford) Riku Tahko (84º, Mini) e o já mencionado Latvala na 88ª posição.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up