CFILogin.resx

PE5: Hirvonen ganha em Lisboa e Ogier lidera para amanhã

12 abril 2013

A última especial do primeiro dia da edição de 2013 do Vodafone Rally de Portugal foi emocionante. Nas estradas de Lisboa, mesmo em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, o piloto oficial da Citroën, Mikko Hirvonen foi o mais rápido, mas é Sébastien Ogier, da Volkswagen Motorsport, quem se mantém na liderança da classificação geral.

As equipas cumpriram a super-especial por ordem inversa. Antes dos WRC houve muito espectáculo e emoção que entusiasmou os milhares de espectadores presentes. Abdulaziz Al-Kuwari deixou escorregar em demasia o seu Ford Fiesta RRC e acabou por abandonar com a suspensão do mesmo partida.

Sepp Wiegand, que corre no WRC2, bateu no mesmo muro com o Skoda Fabia S2000. Resultado, uma jante partida e uma paragem forçada para trocar a roda, enquanto Michal Kosciuszko fez quase toda a classificativa com a visibilidade reduzida porque o capot do Mini se abriu após um salto.

No topo dos tempos, Hirvonen bateu Ogier por 0,9s. A seguir ficaram Latvala, a um segundo, e Sordo, que perdeu 2,9s para o seu companheiro de equipa e termina o dia em segundo, a 4,4s do líder. Thierry Neuville foi o quinto melhor em Lisboa.

No final da super-especial de Lisboa, as equipas regressaram ao parque de assistência, no Estádio do Algarve, numa ligação com 290 quilómetros.

 

Carro nº 2, Hirvonen/Lehtinen
“Escolhemos mal as molas dos amortecedores e tivemos de lutar muito para andar depressa. Vamos ver o que conseguimos fazer. Agora correu bem.”

 

Carro nº 3 Sordo/del Barrio
“Estou muito feliz. Lutámos com mais cinco ou seis piltoos. Estamos em segundo, algo que não esperava para o dia de hoje.”

 

Carro nº 8, Ogier/Ingrassia
“Estou satisfeito por ter chegado ao fim deste dia. A escolha dos pneus foi um problema e tivemos de andar mais devagar. Mas tudo bem, agora vamos voltar ao parque de assistência e resolver essa questão para amanhã.”

 

Carro nº 11, Neuville/Guilsoul
“Perdemos muito tempo de manhã, mas tivemos um bom dia.”

 

Carro nº 12, Kosciuszko/Szczepaniak
“Quando o capot se abriu deixei de ver por completo. Tentei fechá-lo nas travagens mas não consegui. Conseguia ver quando acelerava, mas a travar deixava de ver. Pelo menos, o motor tinha refrigeração.”

 

Carro nº 31, Lappi/Ferm
“O carro está perfeito. O dia correu muito bem.”

 

Carro nº 40, Smailov/Rusov
“É a minha segunda vez no rali. Adoro. As especiais são fabulosas.”

 

Carro nº 48, Al-Kuwari/Duffy
“Travei cedo, mas estava muito escorregadio. Penso que possa ter havido um problema qualquer, talvez com os discos de travão.”

 

Carro nº 81, Moura/Costa
“Este é um rali diferente do habitual. Os Açores não podiam estar fora. De manhã tive uma grande luta com o Bruno Magalhães. Foi pena ele ter parado. Estamos em primeiro entre os portugueses e também do Grupo N e vamos tentar aguentar este ritmo para amanhã.”

 

Carro nº 82, Protasov/Sikk
“Está a correr bem. Este rali é muito importante para nós. Queremos chegar ao fim.”

 

Carro nº 84, Meireles/Castro
“O dia foi encarado com algumas cautelas. Queremos continuar a evoluir. Esta classificativa é só para o espectáculo. Encontrámos os troços em muito boas condições. Amanhã a toada será a mesma.”

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up