Neuville-FINAL-Espanha-900

Thierry Neuville imparável vence WRC em Espanha

O piloto da Hyundai não deu hipóteses nos troços da Catalunha que contou com duelos constantes pelos lugares do pódio.
17 outubro 2021

Os títulos vão ficar adiados para Monza, a última prova do WRC 2021, pura e simplesmente, porque Thierry Neuvile foi simplesmente inacessível no Rali de Espanha. Neuville nunca deixou que os Toyota de Evans e Ogier tomassem conta dos destinos da prova, tendo contando ainda com a colaboração do seu colega da Hyundai Dani Sordo que, a correr no seu país, cumpriu perfeitamente a missão de bater Ogier e colocar-se entre os dois Toyota. Os candidatos ao título continuam a serOgier e Evans, ambos em Toyota, mas com a Hyundai a colocar dois carros no pódio, o título de construtores também vai ser decidido na última prova em Monza.

Se Neuville colecionou vitórias em troços, mostrando que estava na Catalunha para ganhar, Evans, Sordo e Ogier não deixaram de andar rápido na tentativa de parar o piloto belga que, no entanto, se mostrou irredutível. Depois de Neuville classificou-se Elfyn Evans a 24m1 segundos, com Dani Sordo a subir ao 3º lugar do pódio a 35,3 do vencedor. Sébastien Ogier terminou no 4º lugar a 42,1 segundos de Neuville, com Kalle Rovanpera a ser o 5º classificado, mas já a 1m31,8 da liderança. Gus Greensmith em Ford Fiesta foi 6º classificado, seguido pelos Hyundai de Oliver Solberg e Nil Solans, que fez a sua estreia ao volante de um WRC.

Na categoria WRC2, a vitória pertenceu ao Citroen de Eric Camilli que foi o 9º da geral e deixou o Skoda de Nicolai Gryazin no 2º lugar da categoria a 16,5 segundos. Com este resultado e com Suninen a ser o 3º em Espanha, o norueguês Andreas Mikkelsen com um Skoda Fabia Rally2 Evo, sagrou-se campeão do mundo de WRC2, sem ter sequer corrido na prova espanhola. Agora os títulos maiores vão ser discutidos em Monza, a derradeira prova do WRC 2021 entre 19 e 21 de novembro.

Sébastien Ogier e Elfyn Evans, ambos em Toyota Yaris são os únicos candidatos ao título, com o francês campeão do mundo a liderar com 204 pontos. Evans é o 2º classificado agora com 187 pontos, seguido por Neuville com 159 e já sem hipóteses de chegar ao título. Entre os construtores a Toyota comanda com 474 pontos, seguida da Hyundai com 427 e pela M-Sport Ford com 187 pontos. Entretanto, já foi divulgado calendário do WRC para 2022, com o Vodafone Rally de Portugal confirmado e agendado para os dias 19 a 22 de maio.

Patrocínios
scroll up