CFILogin.resx
Rally-de-Portugal-detalhe-monte-carlo-2026

Oliver Solberg entra a vencer no WRC 2026 em Monte Carlo

Vitória fenomenal do jovem piloto sueco num pódio todo Toyota.
26 janeiro 2026

Neve, gelo e chuva, nada faltou ao Rali de Monte Carlo na abertura do WRC deste ano, na 94ª edição da prova mais antiga no mundial da especialidade. E o jovem Oliver surpreendeu tudo e todos os pilotos mais experimentados, conseguindo tempos do outro mundo, em condições absolutamente adversas. Depois de ter dado os primeiros indicadores ao volante de um Toyota GR Yaris Rally1, com vitória no Rali da Estónia do ano passado, a equipa campeã do mundo agarrou Oliver Solberg, campeão do mundo de WRC2, para o colocar como mais um candidato ao título, ao lado do campeão do mundo Sébastien Ogier, mas também de Elfyn Evans. O jovem sueco, que conta com uma famosa família de pilotos, o pai Peter Solberg, a mãe e até o avô, dá seguimento a uma linhagem familiar que comunga a paixão pelo desporto automóvel. Até o atual campeão do mundo em título, Seb Ogier lhe tirou o chapéu e elogiou os tempos e a postura de Solberg. Num pódio totalmente ocupado pelos GR Yaris Rally1 da Toyota, Elfyn Evans foi 2º classificado a 51,8 segundos de Solberg, enquanto Ogier foi 3º a mais de dois minutos do vencedor, conseguindo 15 pódios em 17 provas.

Rallye Monte Carlo 2026

Rallye Monte Carlo 2026

Depois de mais um brilharete da Toyota, a Hyundai não conseguiu melhor que o 4º lugar com Adrien Fourmaux a distantes 5m59,3 do vencedor, enquanto Thierry Neuville foi 5º a longínquos 10m29,8 de Oliver Solberg. Uma prova muito exigente, sempre escorregadia e traiçoeira, com diferenças enormes entre os principais candidatos e onde carros menos potentes, das categorias Rally2 e Rally3 alcançaram resultados assinaláveis, batendo em algumas situações os carros da categoria principal, devido à sua posição na estrada, ao encontrarem os pisos em melhores condições.

Rallye Monte Carlo 2026

Rallye Monte Carlo 2026

A Lancia fez história ao regressar ao Campeonato do Mundo de Ralis com os Ypsilon Rally2 HF Integrale, embora em termos de classificação geral não tenham conseguido um resultado positivo, essencialmente devido ao despiste de Nicolay Gryazin na 13ª especial, corrigindo depois com a vitória de Yohan Rossel no “Super Domingo”, juntando ainda o 5º lugar na Power Stage. E foi precisamente a categoria WRC2 que surpreendeu com excelentes tempos e com a vitória de Léo Rossel, 6º da classificação geral, num Citroen C3 Rally2, o irmão de Yohan Rossel que este ano abraçou o projeto da Lancia. Nesta categoria excelentes prestações do italiano Roberto Daprà em Skoda Fabia RS (8º lugar), de Arthur Pelamourgues (Hyundai) e de Eric Camilli (Skoda), que fecharam os três últimos lugares do “Top 10” em Monte Carlo. Depois da prova inaugural do WRC 2026, Oliver Solberg comanda com 32 pontos, seguido por Elfyn Evans com 27 e por Sébastien Ogier com 20 pontos. Entre os construtores, a Toyota comanda com 59 pontos, enquanto a Hyundai soma 35. A M-Sport Ford não conseguiu qualquer ponto na prova de abertura. O próximo desafio do WRC 2026 está marcado para a Suécia entre 12 e 15 de fevereiro.

scroll up