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Análise: Ogier alcança o 9º título mundial na Arábia Saudita

Thierry Neuville venceu no adeus ao WRC 2025.
01 dezembro 2025

Ogier cumpriu a promessa e igualou o outro Sébastien, o seu compatriota Loeb com 9 títulos de campeão do mundo de ralis. Para isso bastou um 3º lugar do pódio no Rali da Arábia Saudita, a derradeira prova do WRC 2025, atrás dos dois Hyundai de Thierry Neuville, o vencedor da prova saudita, e apenas a escassos segundos de Adrien Fourmax. A festa foi grande para o piloto francês de 41 anos, mas também para a Toyota que este ano arrasou, ao conquistar os títulos mais importantes, construtores, pilotos e WRC2. A Hyundai fecha uma péssima época com a vitória de Neuville na Arábia Saudita, mas também com o 2º lugar de Fourmaux, uma consolação que acaba por saber a pouco.

Agora também Vincent Landais é campeão do mundo de navegadores, depois dos oito títulos alcançados por Ogier, com Julien Ingrassia no banco do lado. O piloto francês que começou a conduzir um kartcross aos oito anos de idade, igualou Loeb com nove títulos, uma marca que Ogier confessou nunca ter sonhado alcançar, quando começou a sua prodigiosa carreira. Na Citroen esteve sempre na sombra de Loeb, depois abraçou o projeto da Volkswagen, conquistando 4 títulos com o Polo R WRC, seguindo-se a M-Sport Ford com mais dois títulos, fazendo voar um Fiesta que parecia pouco promissor. Depois veio a Toyota com os títulos de 2020 e 2021, e agora este de 2025. Sébastien Ogier fez este ano 11 ralis dos 14 do campeonato, e foi campeão do mundo com 4 pontos de vantagem para o seu colega de equipa Elfyn Evans, que acabou por ser pela 4ª vez vice-campeão do mundo. O campeão do mundo de 2025 já prometeu que irá efetuar 10 provas em 2026, esperando fortes duelos e ainda mais espetáculo no WRC.

Neuville venceu na última prova do ano

Ogier é agora o novo campeão mundial

O Rali da Arábia Saudita fechou a temporada e mostrou-se uma prova bastante dura e exigente, onde os furos foram uma constante, acabando por ajudar na vitória de Thierry Neuville, que o diga Martins Sesks, que mostrou como transformar o Ford Puma num carro vencedor, com uma exibição de luxo. Em excelente plano esteve também Adrien Fourmaux que, não fosse a penalização de 1 minuto sofrida, poderia ter chegado à vitória, pois terminou o rali a 54,7 segundos de Neuville.

O piloto francês, natural de Gap, não pensa alcançar duas mãos cheias de títulos mundiais, embora essa possibilidade acabe por o fazer sorrir. Entre os carros WRC2, Oliver Solberg, voltou a ser o mais rápido, embora a vitória na categoria tenha pertencido ao Skoda Fabia RS Rally2 de Gus Greensmith, pois Solberg não estava inscrito e já pensa na categoria principal para o WRC de 2026, que promete ser mais equilibrado e competitivo. Sébastien Ogier é o campeão com 293 pontos, contra os 289 de Elfyn Evans e os 256 de Kalle Rovanpera, todos em Toyota GR Yaris Rally1. A Hyundai alcançou a 4ª posição com Ott Tanak com 216 pontos e o 5º lugar com Thierry Neuville que totalizou 194 pontos.

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