Sébastien Ogier venceu e foi irrepreensível por terras da Toyota e está agora separado por apenas 3 pontos em relação ao seu colega de equipa Elfyn Evans, que foi 2º classificado a escassos 11,6 segundos. Como não podia deixar de ser, a Toyota ocupou a totalidade do pódio no Japão, com Sami Pajari em 3º, já a mais de dois minutos. O outro ainda candidato ao título, Kalle Rovanpera, estragou tudo quando bateu num rail de proteção, logo no início da prova, acabando por terminar longe dos pontos necessários para levar para a Arábia Saudita, a última prova do ano, uma discussão equilibrada com Evans e Ogier, embora matematicamente ainda tudo seja possível.
O Rali do Japão acabou mesmo por ser uma festa para a equipa da casa, já campeã entre os construtores, com a conquista da totalidade dos lugares do pódio, apesar dos azares do piloto da casa, Takamoto Katsuta, que bem tentou rolar entre os primeiros. A Toyota aproveitou também para anunciar o seu alinhamento para 2026, onde para além de Evans, Ogier, Katsuta e Pajari, junta ainda a eficácia e o talento do jovem Oliver Solberg, que no Japão voltou a ser o piloto mais rápido na categoria WRC2, mesmo não pontuando para o campeonato, uma vez que já é campeão de 2025. A vitória nesta categoria acabou por ser alcançada pelo espanhol Alejandro Cachon, também em Toyota, a mais de um minuto de Solberg.
A Toyota colocou sete GR Yaris nos dez primeiros lugares, e deixou a Hyundai a contar apenas com Ott Tanak na 4ª posição, a distantes 3m18 do vencedor. Tanak que anunciou no final da prova uma pausa no WRC em 2026, podendo optar por um programa parcial, ou talvez nem isso, juntando-se assim a Kalle Rovanpera que também já tinha anunciado a sua ausência na próxima temporada. Na penúltima prova do ano a M-Sport Ford acabou por conquistar o 5º lugar com Grégoire Munster. Agora há que esperar pela Arábia Saudita entre 27 e 30 de novembro, para conhecer quem será o campeão do mundo de ralis, com Elfyn Evans (272 pontos), Sébastien Ogier (269) e Kalle Rovanpera (248) a serem os únicos candidatos.