CFILogin.resx
Rally-Portugal-detalhe-finlandia-2025

Cinco estrelas Toyota voaram mais alto na Finlândia

A Toyota conseguiu o feito raro de colocar cinco carros nas cinco primeiras posições, numa prova que foi um pesadelo para a rival Hyundai.
04 agosto 2025

Kalle Rovanperä deu um verdadeiro recital de condução e venceu o Rali da Finlândia com a impressionante média de 129,9 km/h — um feito que o coloca na história como o rali mais rápido de sempre. Com este triunfo, o piloto finlandês entrou novamente na luta pelo título mundial. A Toyota alcançou o feito raro de colocar cinco carros nas cinco primeiras posições, numa prova que se revelou um pesadelo para a Hyundai.

Outrora conhecido como o “Rali dos 1000 Lagos”, o evento continua a oferecer troços vertiginosos, com saltos de cortar a respiração e médias que chegaram aos 140 km/h — tudo em estradas escorregadias de terra. É uma das provas mais exigentes do calendário do WRC, tanto para os carros como para os pilotos. A aderência, estabilidade e precisão milimétrica nas curvas são fundamentais, já que a margem de erro é mínima. Qualquer falha pode terminar em despiste violento. Foi neste contexto que nasceram muitos campeões do mundo, embora o domínio nórdico tenha cedido lugar às escolas francesa e espanhola a partir dos anos 90.

Pouco antes da nona ronda do Campeonato do Mundo, foram anunciadas algumas novidades para 2026. A FIA irá permitir maior liberdade no desenvolvimento técnico dos carros da categoria Rally1, embora mantendo os custos sob controlo. Os dois jokers de homologação permitirão às equipas introduzir atualizações técnicas específicas fora do regime habitual. Na sequência desta decisão, a Hyundai confirmou a sua presença no Mundial da próxima temporada.

Ott Tänak chegou à Finlândia na liderança do campeonato, mas foi a Toyota quem celebrou, colocando cinco carros nos cinco primeiros lugares — uma demonstração clara de fiabilidade e velocidade. Os pilotos da marca japonesa venceram 16 classificativas, enquanto os da Hyundai conseguiram apenas cinco vitórias em troços.

Rovanperä aproveitou bem o conhecimento do terreno para aliviar a pressão, depois de exibições modestas em provas anteriores. A correr em casa, terminou o primeiro dia com 4,9 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville. No segundo dia, dominou por completo e terminou com 36,1 segundos de vantagem sobre o surpreendente Takamoto Katsuta. Os pilotos da Hyundai caíram na classificação após furos sofridos por Neuville e Adrien Fourmaux na mesma classificativa, quando ambos lutavam pela liderança. Tänak bateu numa árvore e perdeu muito tempo, depois de já ter sido penalizado em cinco minutos devido a um incidente com um comissário técnico.

O rali terminou com a dupla passagem pela lendária classificativa de Ouninpohja — uma das mais icónicas do Mundial de Ralis. Apesar de já controlarem a prova, os pilotos da Toyota aceleraram ao máximo para arrecadar pontos adicionais no Super Sunday e na Power Stage. Kalle Rovanperä venceu pela primeira vez o Rali da Finlândia com um ritmo impressionante, conquistando 10 classificativas — o dobro das alcançadas pelos três pilotos da Hyundai juntos.

“É uma sensação incrível vencer o Rali da Finlândia”, começou por dizer Rovanperä. “Demorou muito tempo e estou muito feliz. Este ano, todos trabalharam muito para que isto acontecesse. Demos o nosso melhor durante o fim de semana. É também um momento histórico para a Toyota — todos fizeram um excelente trabalho. O último dia foi intenso e dei o máximo numa das classificativas mais exigentes para conquistar pontos extra”, salientou.

A grande surpresa foi o segundo lugar do japonês Takamoto Katsuta, que se manteve sempre à frente do oito vezes campeão do mundo Sébastien Ogier.

“Estou satisfeito com o meu desempenho e o carro funcionou muito bem. É bom estar de volta ao pódio e terminar em segundo lugar na Finlândia, que é um lugar tão importante para mim e para a equipa. Estou também feliz por o Kalle ter finalmente conseguido vencer aqui depois de tanto azar. Antes de o rali começar, prometemos um ao outro que iríamos estar juntos no pódio”, recordou Katsuta.

Sébastien Ogier regressou ao Mundial com o objetivo de lutar pelo nono título de pilotos:

“É um resultado incrível, especialmente na Finlândia, onde a equipa está sediada. A equipa esforçou-se muito durante todo o ano e estou feliz por fazer parte de um resultado histórico. Também estou feliz pelo Kalle — ele já merecia ter ganho este rali. Não foi um fim de semana tranquilo para mim e tive alguma dificuldade em manter o ritmo. Depois de muitas alterações, foi uma sensação fantástica conduzir este carro numa classificativa épica”, referiu.

Roope Korhonen (Toyota GR Yaris Rally2) venceu a categoria WRC2, beneficiando do despiste do principal favorito Oliver Solberg. O finlandês, de 26 anos, terminou o rali com escassos 1,1 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala (Toyota GR Yaris Rally2). O atual diretor desportivo da Toyota Gazoo Racing, de 40 anos, voltou a colocar o capacete e mostrou à nova geração que continua extremamente competitivo.

Destaque também para a participação extracompetição do Toyota Yaris Rally2 H2 Concept, equipado com motor de combustão interna alimentado por hidrogénio comprimido, com o objetivo de reduzir emissões. O ex-campeão do mundo Juha Kankkunen disputou duas classificativas no centro da cidade de Harju:

“É um projeto empolgante, que nos permite demonstrar o potencial da tecnologia do hidrogénio, mantendo o som e o desempenho de um carro de rali”, afirmou.

O campeonato de pilotos continua totalmente em aberto, com Evans, Rovanperä, Ogier e Tänak separados por apenas 13 pontos. A Toyota reforçou a liderança no campeonato de construtores, enquanto a Hyundai não conseguiu repetir os bons resultados das provas anteriores. Esta foi apenas a segunda vez na história do WRC que uma marca colocou cinco carros nos cinco primeiros lugares — a última vez aconteceu em 1990, com a Lancia, no Rali de Portugal.

O Campeonato do Mundo segue agora para a América do Sul, para a estreia do Rali do Paraguai (28 a 31 de agosto), uma prova em piso de terra com 19 classificativas ao longo de 335 km.


Classificação final

  1. Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) – 2h21m51,4s

  2. Takamoto Katsuta / Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) – a 39,2s

  3. Sébastien Ogier / Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) – a 45,1s

  4. Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) – a 48,1s

  5. Sami Pajari / Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) – a 1m18,8s

  6. Thierry Neuville / Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) – a 2m01,5s

  7. Josh McErlean / Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) – a 4m07,4s

  8. Martinš Sesks / Renars Francis (Ford Puma Rally1) – a 5m17,2s

  9. Grégoire Munster / Louis Louka (Ford Puma Rally1) – a 5m24,9s

  10. Ott Tänak / Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) – a 7m38,4s

  11. Roope Korhonen / Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2) – a 7m56,4s (1.º WRC2)


Campeonato de Pilotos

  1. Elfyn Evans (Toyota) – 176 pts

  2. Kalle Rovanperä (Toyota) – 173 pts

  3. Sébastien Ogier (Toyota) – 163 pts

  4. Ott Tänak (Hyundai) – 163 pts

  5. Thierry Neuville (Hyundai) – 125 pts


Campeonato de Construtores

  1. Toyota Gazoo Racing WRT – 458 pts

  2. Hyundai World Rally Team – 371 pts

  3. M-Sport Ford World Rally Team – 129 pts

  4. Toyota Gazoo Racing WRT2 – 85 pts


     

scroll up