Oliver Solberg foi brilhante no regresso à categoria principal do WRC. A primeira vez que conduziu o Toyota GR Yaris Rally1 dominou o Rali da Estónia, oitava prova do Campeonato do Mundo. Foi uma vitória histórica e surpreendente, já que derrotou três campeões do mundo. Quem pensava que era demasiado jovem (23 anos) para se impor entre a elite dos ralis tem de rever a sua “sabedoria”.
O Rali da Estónia marcou o início da segunda fase do campeonato. Foi a primeira vez esta época que os pilotos do WRC disputaram um rali em terra com médias de 129 km/h! e onde não faltaram vistosos saltos. Não há tempo para relaxar e o virtuosismo dos pilotos é levado ao limite. O herói local Ott Tänak estava particularmente à vontade em estradas que pareciam ter sido feitas para o seu estilo de condução rápido e solto. Contudo, a realidade foi bem diferente perante a surpresa Oliver Solberg, que realizou dois dias de testes antes de ir para a estrada e ganhar nove das 20 classificativas do rali!
O jovem sueco lidera o campeonato WRC2 e teve como prémio da Toyota a oportunidade de conduzir o Yaris Rally1 na Estónia. Mostrou uma rapidez e segurança impressionantes e obteve a primeira vitória na principal categoria do Mundial de ralis, 20 anos após último sucesso do seu pai, Peter Solberg. É o terceiro vencedor mais jovem de sempre, atrás de Kalle Rovanperä e Jari-Matti Latvala.
Oliver Solberg deu um recital de condução durante a primeira etapa. Venceu três troços e ganhou 12,4 segundos a Ott Tänak, e ainda se deu ao luxo de fazer um exercício de drift no asfalto da última classificativa para diversão pessoal e dos espetadores. O sueco teve uma performance surpreendente e foi quase sempre o mais rápido da Toyota e o único a suplantar os pilotos da Hyundai. No final do dia, as suas declarações diziam tudo “é absolutamente incrível. Que carro! Foi o dia mais bonito da minha vida”, frisou Solberg, que deixou escapar “nunca estive tão nervoso, feliz e assustado ao mesmo tempo em toda a minha vida. Sabia que tinha atrás de mim dois ‘loucos’ (Ott Tänak e Thierry Neuville), a andarem a fundo”. As alterações na configuração do carro aumentaram a confiança do piloto para a segunda etapa, onde voltou a ser brilhante. Apesar de ser o primeiro a passar e limpar a estrada, ganhou quatro das nove classificativas e ampliou a sua vantagem sobre Ott Tänak e Thierry Neuville. Oliver Solberg imprimiu um ritmo infernal e deitou por terra a ideia de que ser o primeiro na estrada significava perder muitos segundos. “Fui sempre rápido, consistente e tentei fazer cada classificativa da forma mais limpa possível. O plano não era aumentar a vantagem, mas foi fantástico”, disse. O interesse do rali passou a estar na luta entre Tänak e Neuville pelo segundo lugar, com os dois pilotos a trocarem por diversas vezes de posição. No final do dia, Solberg liderava com 21,1 segundos de vantagem sobre Tänak e 25,1 segundos para Neuville.
Oliver Solberg entrou motivado para a última etapa e venceu o Super Sunday, terminando o rali em grande. “Foi um fim de semana incrível. Estou muito feliz, depois de tantos anos a sonhar e a trabalhar para este momento. Quero agradecer à Toyota a oportunidade que me deu para mostrar o meu valor e de me divertir a conduzir este fantástico carro. Obrigado à equipa de testes que me ajudou a sentir muito confortável. Nunca pensei que poderia comemorar no pódio com o Juha, que é o meu herói desde que criança e alguém que admiro juntamente com o meu pai”, afirmou com grande emoção. De salientar que ficou à frente de três campeões do mundo: Tänak (2019), Neuville (2024) e Rovanperä (2022 e 2023).
Ott Tänak terminou em segundo e elogiou o desempenho do jovem sueco, falando sem rodeios em humilhação “estávamos à espera que fosse rápido, mas não sabíamos que seria tão rápido a ponto de humilhar todos os que estão a tempo inteiro no WRC. O Oliver estava muito confiante, fez um excelente trabalho e mostrou que está preparado para conduzir um Rally1”, reconheceu o estónio, que passou para a frente do campeonato de pilotos.
O campeão do mundo, Thierry Neuville, esteve mais competitivo do que nas provas anteriores e terminou em terceiro “tinha a missão de levar o carro até ao fim. Nem tudo correu na perfeição, mas tentámos” disse o belga. Kalle Rovanperä venceu este rali três vezes, mas este ano não conseguiu acompanhar os mais rápidos e ficou na quarta posição. No final, admitiu que “não consigo andar mais depressa em terra. Tem sido assim desde o início da época”.
O campeonato de pilotos está ao rubro com Ott Tänak e Elfyn Evans separados por um ponto. Sébastien Ogier, que regressa no Rali da Finlândia (31 de julho a 3 de agosto), está a 21 pontos, e prepara-se para lutar pelo nono título mundial. Entre os construtores, a Toyota ganhou o rali, mas foi a Hyundai que marcou mais pontos, já que Oliver Solberg não estava nomeado para pontuar para a Toyota Gazoo Racing WRT.
O estónio Robert Virves (Skofa Fabia RS Rally2) beneficiou da desistência de Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2), para chegar à liderança da categoria WRC2. Depois, manteve um ritmo elevado e venceu esta categoria com 18,4 segundos de vantagem sobre Georg Linnamäe (Toyota GR Yaris Rallay2).
Classificação final
1º Oliver Solberg/Edmondson Elliott (Toyota GR Yaris Rally1), com 2h.36m35,1s
2º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20N Rally1), a 25,2s
3º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1), a 48,3s
4º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 55,6s
5º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20N Rally1), a 1m.33,0s
6º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1m.43,4s
7º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 2m.55,6s
8º Martins Sesks/Renars Francis (Ford Puma Rally1), a 3m.36,0s
9º Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1), a 5m.29,8s
10º Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 5m.57,5s
11º Robert Virves/Jskko Viilo (Skoda Fabia RS Rally2), a 8m.43,4s (1º WRC2)
Campeonato de pilotos
1º Ott Tänak (Hyundai) – 162 pontos
2º Elfyn Evans (Toyota) – 161
3º Sébastien Ogier (Toyota) – 141
4º Kalle Rovanperä (Toyota) – 138
5º Thierry Neuville (Hyundai) – 114
Campeonato de Construtores
1º Toyota Gazoo Racing WRT – 399 pontos
2º Hyundai World Rally Team – 347
3º M-Sport Ford World Rally Team – 111
4º Toyota Gazoo Racing WRT2 – 68