O Vodafone Rally de Portugal vai integrar o calendário do Campeonato Mundial de Ralis da FIA (WRC) por mais três temporadas, até 2028. O anúncio foi feito após a edição deste ano, realizada entre 15 e 18 de maio, que reforçou o estatuto do evento organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) como uma referência mundial no desporto motorizado.
A confirmação resulta de um acordo entre o ACP e o promotor do WRC, garantindo a realização da prova em território nacional nos anos de 2026, 2027 e 2028.
“Esta é uma excelente notícia para a organização e para os autarcas que confiam em nós para levar este rally às regiões norte e centro do país, para os fãs da modalidade e para a economia nacional,” afirmou Carlos Barbosa, presidente do ACP. “A confiança do promotor também é fundamental, e estamos muito satisfeitos por assegurar mais três edições deste grande evento.”

Durante a Power Stage em Fafe, no encerramento da prova, Simon Larkin, Diretor de Eventos do WRC Promoter, destacou o papel determinante dos fãs portugueses na continuidade da prova em Portugal. “O entusiasmo do público e a qualidade do evento fazem do Rally de Portugal um espetáculo incomparável. É um evento estratégico para o WRC e para o país.”
Larkin elogiou ainda a capacidade de articulação do presidente do ACP junto das várias entidades envolvidas, nomeadamente autarquias e organismos de turismo, que contribuem decisivamente para o sucesso da prova.
Presente desde a primeira temporada do WRC em 1973, o Rally de Portugal é reconhecido como um dos desafios mais exigentes do campeonato, com troços icónicos como Fafe e Arganil. Recorde-se que a edição de 2024 foi responsável por um impacto superior a 186 milhões de euros na economia nacional, metade dos quais em despesa direta efetuada em restauração e hotelaria nas zonas atravessadas pela prova.