Sébastien Ogier confirmou a histórica sétima vitória no Rali de Portugal. O resultado também marcou a sexta vitória consecutiva da Toyota em solo português e a quinta da temporada 2025, até agora só fabricante japonês ganhou.
O vencedor do "Super Domingo", Ott Tänak, garantiu o tempo mais rápido na Wolf Power Stage em Fafe, com um tempo de 6min22s785, o suficiente para confirmar o segundo posto da geral.
Numa tentativa desesperada de alcançar Tänak, Kalle Rovanperä registou um tempo de 6min24s731, mas não foi suficiente, e o finlandês terminou no terceiro lugar do pódio.
Thierry Neuville terminou em quarto, com um tempo de 6min23s878 na Power Stage. Takamoto Katsuta fez um salto impressionante em Fafe, marcou 6min27s132 e confirmou a quinta posição final.
O líder do campeonato, Elfyn Evans, e seu companheiro de Toyota, Sami Pajari, terminaram em sexto e sétimo respetivamente. Elfyn viu a vantagem no campeonato de pilotos diminuir. Na Power Stage, registou o tempo de 6min30s077.
Josh McErlean e Grégoire Munster, da M-Sport Ford, evitaram dramas de última hora e garantiram o oitavo e nono lugares com os seus Ford Pumas. McErlean foi o mais rápido entre os quatro pilotos da Ford na última especial.
O sueco Oliver Solberg confirmou a sétima vitória no WRC2 com uma vantagem de 51,8 segundos sobre o francês Yohan Rossel. Ele superou Rossel por 2,721 segundos na Power Stage.
Gus Greensmith foi o primeiro a largar para a última especial. O britânico animou o público a caminho do terceiro lugar no WRC2.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Foi um fim de semana difícil e estamos desapontados com o resultado final. Precisamos melhorar na Sardenha.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Foi um rali duro, sempre a lutar com o carro. Estou dececionado pelo Ott e pela equipa, merecíamos mais neste fim de semana. Feliz por voltar ao Porto e descansar um pouco, foi um fim de semana cansativo.”
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Hoje andei no limite o dia todo. Depois da deceção de ontem, queria chegar ao segundo lugar ou voltar para casa só com o volante! O desempenho é promissor para o futuro."
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Manter-me competitivo estes anos todos é algo de que me posso orgulhar. Obrigado à equipa, o carro estava ótimo de pilotar este fim de semana. Provámos, mais uma vez, que a gestão de corrida é algo que dominamos muito bem. Os números são bonitos de ver, mas o mais importante é o lado emocional. Senti-me sempre muito apoiado pelo público, que perguntava se era a sétima vitória. Foi uma luta difícil com o Ott, infelizmente não foi justa devido ao problema dele. Caso contrário, não teria ganho, porque ele estava claramente mais rápido do que eu. Mas num rali não se trata apenas de ser rápido, é preciso chegar ao fim — e foi isso que fizemos."
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Fim de semana longo e difícil e uma grande deceção. Estamos com uma grande falta de ritmo, não consegui ser rápido, apesar de ter uma boa posição à partida. Temos de trabalhar para melhorar a aderência do carro."
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Foi um grande salto. Achei que tínhamos aterrado em outro país. Tentei não cometer erros, mas a pilotagem não foi perfeita. Feliz por estar no final. Obrigado à equipa por me dar um carro perfeito."
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“O plano era adaptar-me aos pisos de terra com este carro. Foi exatamente o que fizemos. Não cometemos erros e chegámos ao fim. Obrigado à equipa e a todos os nossos fãs. Não foi um fim de semana mau para nós.
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“Rali verdadeiramente difícil. Acertamos em algumas coisas e erramos noutras, o resultado não foi o desejado. Fizemos uma passagem razoável pelo troço, os primeiros dois ou três quilómetros foram bons, mas depois saímos ligeiramente de estrada. Acho que tivemos um bom ritmo no final.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Foi um fim de semana desafiador e uma boa experiência. Nem tudo saiu como planeado. Foi bom para aprender."
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“Foi um fim de semana muito bom, aproveitámos cada momento. Foi um rali louco como sempre, é ótimo chegar ao fim e divertir-me. Um grande obrigado à equipa."
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Foi um prazer fazer esta prova. Que festa! Fui lento, mas aproveitei. O Axel foi muito profissional e talentoso, fez um trabalho magnífico e teve uma paciência incrível para me aguentar. Os rapazes da M-Sport fizeram um trabalho tremendo! O Richard pode orgulhar-se da equipa e deve aumentá-los. Por fim, mas não menos importante, um agradecimento à minha família. Estavam sempre a reclamar por estarem mais de três horas a minha espera. O amor da minha vida não gosta de ralis, mas hoje vou oferecer-lhe um jantar com champanhe.”
Carro 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Na sexta-feira, dei o máximo. Foi um fim de semana longo, o feeling foi bom e a equipa entregou-me um carro impecável. Os fãs aqui são incríveis, nunca vi tantas pessoas nas especiais em toda a minha vida.”
Carro 21. ROSSEL/DUNAND
“Era impossível bater o Solberg. Aproveitamos para perceber como se comportavam os pneus Hankook no Citroën C3. Foi importante para preparar o Rali da Sardenha.”
Carro 23. GREENSMITH/ANDERSSON
“Não é um mau começo de temporada. Um rali longo e exigente, e ainda assim não tivemos nenhum problema com o carro, tenho de agradecer à equipa."