Kalle Rovanperä assinou um excelente tempo de 11min22,4s na primeira passagem por Paredes, troço que incluía secções utilizadas no Shakedown de quinta-feira. Um registo que permitiu ao finlandês reduzir a vantagem em relação a Sébastien Ogier para 16,5 segundos.
Thierry Neuville iniciou o ataque matinal e bateu Ott Tänak por 1,7 segundos. O estónio resolveu os problemas de direção assistida durante a noite, mas viu a margem que detinha no terceiro lugar reduzir-se para 6,8 segundos.
Takamoto Katsuta consolidou o quinto lugar. Elfyn Evans entrou ao ataque desde cedo e bateu o colega de equipa na Toyota, Sami Pajari, por 7,8 segundos, reduzindo a vantagem do jovem finlandês no sexto lugar para 9,7 segundos.
Josh McErlean, da M-Sport Ford, teve problemas com o intercomunicador, mas ainda assim conseguiu aumentar a vantagem sobre o colega Grégoire Munster em 4,4 segundos.
Adrien Fourmaux continuou a abrir a estrada pelo segundo dia consecutivo e estabeleceu o tempo de referência em 11min42,4s. Martinš Sesks sofreu um furo no pneu traseiro esquerdo.
O líder do WRC2, Oliver Solberg, completou a primeira especial do dia sem problemas e aumentou a vantagem para Gus Greensmith para 56,5 segundos. Yohan Rossel, em terceiro, aproximou-se do britânico, ficando a apenas 1,8 segundos.
Federico Ensslin (nº 84) não recomeçou esta manhã.
Declarações dos pilotos:
Carro 33 – EVANS/MARTIN
“Tentámos mudar um pouco o estilo. Vamos ver se resulta. O carro está igual. Ainda é cedo.”
Carro 1 – NEUVILLE/WYDAEGHE
“Foi razoável, não há muito que possamos fazer. Aqui há muito mais aderência do que no ano passado.”
Carro 8 – TÄNAK/JÄRVEOJA
“É o que é…”
Carro 17 – OGIER/LANDAIS
“Primeira especial do dia, não arrisquei muito por causa dos furos. Foi um bom tempo da parte dele, sem dúvida.”
Carro 16 – FOURMAUX/CORIA
“Estou a tentar. Vou dar o meu melhor. Não é o ideal.”
Carro 69 – ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“A diferença ainda é grande. Não me senti muito bem no carro. Estou surpreendido com o tempo.”
Carro 18 – KATSUTA/JOHNSTON
“Está tudo bem…”
Carro 5 – PAJARI/SALMINEN
“Simplesmente difícil, mas para além disso, nada de especial a dizer. Algumas zonas estavam boas, outras tive mais dificuldades.”
Carro 13 – MUNSTER/LOUKA
“Depende da parte da especial. Em alguns sítios está escorregadio, noutros há mais aderência. É difícil julgar a aderência. Temos de ter cuidado. Só temos um pneu suplente.”
Carro 22 – SESKS/FRANCIS
Um alerta de baixa pressão no pneu a meio da especial e perdeu 15,6 segundos para Fourmaux, devido a um furo no pneu traseiro esquerdo.
“Não faço ideia onde aconteceu. A certa altura, simplesmente senti-o. Não sei. Ontem falámos com o nosso chefe de equipa e disseram que só precisávamos de cinco pneus.”
Sesks já não tem sobressalentes para o resto do dia.
Carro 55 – MCERLEAN/TREACY
“Não sei o que se passa. Não consigo ouvir as notas. OS intercomunicadores começaram a falhar a meio. Não é o ideal.”
Carro 2 – SALVI/CORONADO
Um semi-pião numa curva à esquerda e uma segunda paragem fizeram-no perder quase dois minutos para Fourmaux.
“Ontem achei que tinha sido o pior que já conduzi. Hoje está ainda pior – e é tão cedo!