Ott Tänak e Sébastien Ogier travaram um verdadeiro duelo na segunda passagem por Cabeceiras de Basto. Ambos sobreviveram ao que Ogier descreveu como "uma especial de cross-country", mas o estoniano levou a melhor, venceu o troço e ampliou a sua liderança para 13,9 segundos.
Thierry Neuville imprimiu um ritmo forte e, com um tempo de 13min14s0, ficou apenas a 1,9 segundos de Takamoto Katsuta, que ocupa a quarta posição. Neuville igualou o tempo de Kalle Rovanperä, terceiro classificado, numa especial com piso extremamente acidentado e trilhos profundos.
Elfyn Evans conseguiu reduzir a vantagem do seu companheiro de equipa Sami Pajari para 17,2 segundos.
Na oitava posição, Josh McErlean, da M-Sport Ford, ampliou sua vantagem sobre o companheiro de equipa Grégoire Munster para 28,5 segundos. O luxemburguês partiu o para-brisas de seu Puma ao passar por um leito rochoso.
Adrien Fourmaux foi cinco segundos mais rápido do que na primeira passagem. O francês foi o primeiro na estrada e alertou sobre a presença de pedras nos trilhos, prevendo dificuldades para os que vinham atrás. Martinš Sesks, no Ford Puma, continuou a testar diferentes configurações e melhorou o seu tempo, superando Fourmaux por 5,8 segundos.
No WRC2, Oliver Solberg recuperou três segundos a Gus Greensmith e lidera com 48,5 segundos de vantagem. Yohan Rossel manteve-se em terceiro, enquanto Nikolay Gryazin saiu de estrada após 10,5 km e abandonou o rali.
O finlandês Roope Korhonen, vencedor da especial anterior, foi o quarto mais rápido em Cabeiras de Basto 2.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Troço muito acidentado. O piso está degradado e com pedras soltas, não foi nada fácil.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“O piso está muito acidentado e há o risco de furos. Não há muito mais que possamos fazer, a luta está intensa."
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Troço difícil, mas terminámos inteiros.”
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Parece rali cross-country, o piso está muito acidentado. A má notícia é que o Ott foi mais rápido, a boa notícia é que conseguimos terminar esta classificativa horrível."
Carro 16. FOURMAUX/CORIA
“O troço está muito estragado. O carro é demasiado largo para entrar nos trilhos deixados pela passagem anterior. Nos trilhos havia pedras onde se pode furar, é uma especial difícil."
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Troço verdadeiramente difícil, não me lembro de ter visto condições tão más em Portugal, com trilhos profundos e muitas pedras."
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Estou a lutar muito com o carro e a sensação é péssima."
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Foi bastante exigente com grandes trilhos e muitas pedras. Não sabia como abordar cada curva e tentei ser inteligente.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“O carro tem um acerto macio, passámos por dificuldades e partimos o para-brisa.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Troço difícil e muito quente.”
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“É uma especial bastante exigente para o carro. A parte final está mais difícil por comparação com o ano passado. Vamos manter o foco.”
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Uma das melhores especiais da minha vida. O rali é lindo, mas esta especial... Desejo boa sorte aos pilotos que precisam ir a fundo aqui."