Adrien Fourmaux optou por uma escolha de pneus macios e realizou o melhor tempo, embora Ott Tänak mantenha a liderança por apenas dois décimos de segundo após cinco classificativas.
Sébastien Ogier foi o terceiro mais rápido e terminou a seção na terceira posição. Takamoto Katsuta, quarto classificado, foi o segundo mais rápido com o Toyota e ficou a 0.7 segundos de Ogier.
A primeira passagem por Arganil concluiu a seção da manhã, com o piso arenoso a ficar compactado pela chuva e a dificultar . Elfyn Evans foi o primeiro a entreter a multidão no seu Toyota GR Yaris. O galês concluiu o troço em 9min 08.1s, mas ao ser o primeiro na estrada perdeu mais 12,3 segundos para o vencedor da classificativa e terminou a seção em sexto lugar, 4,1 segundos à frente de Thierry Neuville.
Sami Pajari, Josh McErlean e Grégoire Munster ocupam o oitavo, nono e décimo lugares da geral.
Oliver Solberg aumentou a sua vantagem no WRC2 para 16.7 segundos, com Yohan Rossel e Gus Greensmith a seguirem-no. O britânico está a apenas 2,7 segundos do francês. Nikolay Gryazin e o líder do Campeonato de Portugal, Kris Meeke, começaram a etapa como os adversários mais próximos no Rally2, mas nenhum deles pontua para o WRC2
Car 33. EVANS/MARTIN
“O piso está compactado devido à chuva. Está muito escorregadio e difícil de avaliar. O carro escorrega muito e não fomos suficientemente eficientes.”
Car 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Muito escorregadio e sem aderência. Cometi um pequeno erro no segundo troço que me custou oito segundos. Estou a lutar, mas não tenho uma boa sensação. Não estou com confiança suficiente e é aí que perco tempo.”
Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Colocámos pneus duros para esta classificativa e não foi a melhor escolha. A batalha é intensa.”
Car 17. OGIER/LANDAIS
“Tem sido uma grande luta. As classificativas têm sido um desafio, no início não estava satisfeito com o carro. Agora estou na luta pela vitória”.
Car 16. FOURMAUX/CORIA
“Tive uma boa sensação com o carro. A aderência era baixa. Foi uma loucura.”
Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“As condições são muito diferentes das dos anos anteriores. As estradas estão muito escorregadias e não há aderência. Podia ter feito uma melhor escolha de pneus, mas estamos aqui.”
Car 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Não me sinto confortável no carro. A classificativa estava muito escorregadia e tivemos algumas surpresas.”
Car 5. PAJARI/SALMINEN
“Tentámos fazer algumas pequenas alterações no carro (amortecedores). Algumas zonas do percurso estão muito melhores, mas tem sido realmente complicado.”
Car 13. MUNSTER/LOUKA
“Fizemos algumas alterações, mas as caraterísticas do troço eram diferentes. Estava muito macio. Vamos ver se conseguimos fazer alguma coisa.”
Car 22. SESKS/FRANCIS
“Chamamos a isto experiência. A manhã foi infeliz e vamos levar as coisas com calma. Vamos ver o que nos traz a segunda seção. Penso que vai ser mais exigente para nós, para o carro e para os pneus.”
Car 55. MCERLEAN/TREACY
“Muito difícil. As condições de aderência estão sempre a mudar.”
Car 2. SALVI/CORONADO
“Arganil foi melhor e começo a conhecer o carro.”
Car 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Cada classificativa é diferente. Estou a tentar coisas novas para ver onde posso melhorar.”
Car 21. ROSSEL/DUNAND
“A posição é boa. Estou a fazer um bom esforço. O carro não está mau”.
Car 23. GREENSMITH/ANDERSSON
“Para ser honesto, não correu bem. O equilíbrio do carro não é o melhor e é muito difícil adaptar o estilo de condução.”