Elfyn Evans e Scott Martin iniciaram as hostilidades com o tempo mais rápido de 2min 18,1seg na curta etapa de abertura do 58.º Vodafone Rally de Portugal, à beira-mar em Figueira da Foz.
O galês venceu Sébastien Ogier e Ott Tanak por duas décimas de segundo, mantendo a liderança durante esta primeira noite.
José Pedro Fontes foi o responsável por abrir a primeira etapa, que decorreu em estradas de asfalto seco. O português foi seguido pelos pilotos líderes do WRC2, Fabrizio Zaldivar, Gus Greensmith, Oliver Solberg e Yohan Rossel, e depois pelas 12 equipas do Rally1, em ordem inversa.
Já Nikolay GRYAZIN foi o mais rápido dos primeiros pilotos do WRC2.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Amanhã vamos descobrir como será verdadeiramente o rali. Se eu conseguir pilotar bem, alcançar uma boa afinação para o carro e me sentir bem com o que o que faço, isso será o mais importante para mim.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Amanhã esperamos conseguir reunir alguns atributos: um pouco de sorte, consistência, velocidade e um carro fiável. Mas espero que seja, acima de tudo, muito divertido.”
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Sim, divertimo-nos mais do que no ano passado, quando tivemos de poupar os pneus. Esta super-especial é mais para a diversão, mas é preciso manter a concentração. É um bom começo para o rali.
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Correu bem. Foi uma classificativa limpa e sem incidentes para mim, já que era importante não cometer erros que comprometessem alguma coisa no resto do rali. Amanhã vamos precisar de muita energia e de estar muito atentos e concentrados. Também vamos precisar de uma boa afinação do carro para conseguirmos manter um bom ritmo.”
Carro 16. FOURMAUX/CORIA
“Bem, na verdade temos de aproveitar tudo o que pudermos, já que no ano passado tivemos de gerir os pneus. Tive uma super-especial limpa e estou bastante satisfeito. Agora, as classificativas a sério são amanhã. Vai ser um dia muito longo e exigente.”
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Amanhã vai ser especialmente desafiante e vamos ter um dia inteiro de “limpeza” de troços. Acho que o meu despertador vai tocar às 5 da manhã. Não estou contente com isso, mas é a vida.”
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Por mim podiamos fazer 20 vezes esta classificativa. Em relação aos pneus, parecem-me bons, mas precisamos de compreender melhor e de fazer as afinações necessárias para conseguir um bom rali...”
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Esta classificativa foi um pouco pessoal para mim, já que não tenho boas lembranças. Eu só queria passar incólume por esta super-especial. Amanhã será um dia longo, mas estou ansioso que comece.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“A zona dos “donuts” está ligeiramente diferente da do ano passado. Normalmente, é preciso ser-se mais “limpo” e eficaz, mas eu gosto de dar um pouco mais de travão de mão.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Estar aqui é incrível. A super-especial foi um pouco mais exigente do que esperava. Foi a nossa primeira vez com pneus duros. Mas feitas as contas, o que importa é que é um prazer estar de volta.”
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
«Em primeiro lugar, é preciso referir que é muito bom estar aqui ao volante de um Rally1e que estou verdadeiramente entusiasmado. Espero que, amanhã à tarde, o ambiente seja igualmente animado...”
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Devo confessor que os donuts são o meu calcanhar de Aquiles. É assim mesmo e não há volta a dar. No entanto, convém destacar que é fantástico ver tanto público e tão entusiasta num ambiente deslumbrante como o desta super-especial.
Carro 20. SOLBERG/EDMONDSON
“Foi a primeira vez que conduzi nesta super-especial e na verdade não sabia bem o que esperar, mas foi fantástico, com todo este público maravilhoso, e, acima de tudo, poder fazer vários piões de forma legal!”
Carro 21. ROSSEL/DUNAND
“O plano para amanhã é apenas terminar o dia, mas claro que vou estar a jogar para ganhar. Vamos ver se conseguimos. Fiquei muito agradado com a sensação desta manhã no shakedown.”
Car 23. GREENSMITH/ANDERSSON
“Bem, pelo menos este ano podemos ver os piões. Animado não será a palavra certa (para amanhã). Eu diria que estou pronto…”
Carro 24. ZALDIVAR/DER OHANNESIAN
“Este é sempre um dia especial, mas agora precisamos de nos voltar a concentrar no trabalho. Esta foi uma super-especial complicada e é fácil cometer um erro num traçado assim. Optámos por uma abordagem mais calma. Vamos ver como corre o dia amanhã e em que posição estamos no final da tarde.”
Carro 51. FONTES/PONTE
“Sou um tipo com sorte e divirto-me muito a fazer o que faço. O Rali de Portugal é muito importante para mim, mas, acima de tudo, para nós portugueses e para o desporto. Estamos muito felizes por estar aqui e amanhã será um grande dia.