O francês Arthur Pelamourgues e o seu copiloto Bastien Pouget vão arrancar de Coimbra, quinta-feira à tarde, com oito pontos de vantagem no campeonato WRC3 depois de disputadas as provas no Mónaco, Suécia, Quénia e Espanha. O piloto do Renault Clio conquistou o máximo de pontos na estreia no Rali de Monte-Carlo e somou pontos com o segundo lugar no recente Rali Ilhas Canarias.
O seu principal adversário, Matteo Fontana (Ford), obteve dois segundos lugares em Monte-Carlo e Suécia, mas não está presente em Portugal. A sua ausência abre a porta aos franceses Ghjuvanni Rossi (Ford) e Mattéo Chattillon (Renault) para tentarem reduzir a diferença para o seu compatriota no campeonato. Chattilon, vice-campeão de WRC3 em 2024, ganhou em Espanha, depois de Pelamourgues ter sido obrigado a mudar um pneu, após dar um toque numa pedra, e ter caído para o segundo lugar.
O líder do FIA Junior WRC, Mille Johansson, não está inscrito no campeonato e o australiano Taylor Gill é o líder dos juniores no WRC3, depois de ter conquistado o máximo de pontos na Suécia. Os Renault e Ford dominam o pelotão, com Takumi Matsushita, sétimo classificado, a conduzir um Renault Clio, juntamente com o francês Tom Pellerey e o japonês Shotaro Goto. A dimensão internacional do WRC3 é dada pela presença do jovem boliviano Nataniel Bruun, do uruguaio Federico Ensslin e do peruano André Martinez, todos eles em Ford. Destaque também para a presença de pilotos que participam no FIA Junior WRC, caso dos turcos Ali Türkkan e Kerem Kazaz, de Diego Dominquez, vencedor do WRC3 em Portugal em 2024, e do estreante jordano Shaker Jweihan.
Classificação após a 4ª prova
1º Arthur Pelamourgues – 42 pontos
2º Matteo Fontana - 34
3º Ghjuvanni Rossi - 30
4º Mattéo Chattillon - 29
5º Taylor Gill - 25
5º Nikhil Sachania - 2
7º Takumi Matsushita - 24
8º Ali Türkkan - 15
9º Diego Dominguez - 12
10º Shotaro Goto - 10
10º Yanis Desangles - 10
10º Kerem Kazaz - 10pts