O Vodafone Rally de Portugal promete ser emocionante com a presença de quatro campeões do mundo e cinco campeões nacionais de ralis. Espetáculo garantido!
A 58ª edição da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) tem a melhor lista de inscritos do ano, que inclui quatro campeões do mundo: Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä, Thierry Neuville e Ott Tänak, só eles conquistaram 12 títulos! A estes juntam-se os campeões nacionais Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes, Pedro Leal e Kris Meeke. Só para os ver passar vale a pena a deslocação a algumas das melhores classificativas do mundo.
Na galeria de campeões, destaca-se Ogier com oito títulos mundiais, seis consecutivos, obtidos com carros tão diferentes como o Toyota Yaris WRC, Ford Fiesta WRC e VW Polo R WRC. Rovanperä conquistou dois títulos com o Toyota Yaris Rally1. Tänak conseguiu a proeza de terminar com o reinado de Ogier ao conquistar um campeonato ao volante do Yaris WRC. O ano passado, Thierry Neuville sagrou-se, finalmente, campeão do mundo com o Hyundai i20N Rally1.
Feitas as contas, Sébastien Loeb (9), Sébastien Ogier (8) e Didier Auriol (1) conquistaram 18 títulos mundiais para a França, a Finlândia teve sete campeões do mundo: Juha Kankkunen (4), Timo Mäkinen (4), Kalle Rovanperä (2), Marcus Grönholm (2), Ari Vatanen (1), Hannu Mikkola (1) e Timo Salonen (1), mas conquistou apenas 15 títulos.
O campeonato português tem sido palco de duelos fantásticos e grandes conquistas. Armindo Araújo foi campeão nacional sete vezes e o melhor português em 13 edições da prova organizada pelo ACP. Na sua carreira vitoriosa utilizou o Skoda Fabia Rally2 Evo, Hyundai i20 R5, Mitsubishi Lancer Evo VIII e Evo IX e Citroën Saxo Kit Car. Ricardo Teodósio foi tricampeão nacional com o Hyundai i20N Rally2 e Skoda Fabia R5 e José Pedro Fontes sagrou-se bicampeão sempre com o Citroën DS3 R5. Pedro Meireles, com o Skoda Fabia S2000, e o inglês Kris Meeke, ao volante do Hyundai i20N Rally2, foram campeões nacionais uma vez.