Foram disputados até ao momento quatro ralis, cada um teve a sua história e protagonistas diferentes, embora a Toyota seja a grande dominadora. Conheça as estatísticas que ajudam a perceber o que andaram a fazer os pilotos antes do Vodafone Rally de Portugal.
Com a prova portuguesa prestes a ir para a estrada (de 15 a 18 de maio), deixamos uma resenha do que se passou nos ralis anteriores (Monte Carlo, Suécia, Safari e Ilhas Canarias). Fique a conhecer os pilotos que alinharam em todas as provas, os mais rápidos, os que disputaram mais provas especiais de classificação (PEC) e, naturalmente, quem percorreu mais quilómetros em troços cronometrados.
Importa salientar que cada marca pode nomear três pilotos para pontuar no campeonato do mundo de construtores, embora só contem os dois melhores resultados em cada prova. Depois de concluído o Rali Ilhas Canarias, verificamos que apenas nove pilotos oficiais disputaram todas as provas, a que se juntam dois outros que estão a lutar pelo título no WRC2. A campeão do mundo Toyota alinhou nas quatro provas com o “Dream Team” composto por Elfyn Evans, Kalle Rovamperä e Takamoto Katsuta, a que juntou Sami Pajari, que integra a Gazoo Racing Toyota 2. A grande rival Hyundai não facilitou e foi à luta com o campeão do mundo Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux. Também a M-Sport, que representa a Ford, alinhou com os pilotos oficiais Gregoire Munster e Joshua McErlean. Diego Dominguez, campeão WRC3 em 2024, e Oliver Solberg, ambos em Toyota GR Yaris Rally2, foram os outros pilotos que alinharam em todas as provas.
Um dado importante e que pode ser um bom indicador para o Vodafone Rally de Portugal é quem venceu mais troços. Kalle Rovamperä é, incontestavelmente, o mais rápido este ano ao ganhar 20 classificativas, seguido por Elfyn Evans com 13 vitórias, Ott Tänak com 12, Sébastien Ogier e Adrien Fourmaux com 8 e Takamoto Katsuta com 7. Esta é uma época atípica para o campeão do mundo Thierry Neuville que venceu apenas 5 PEC. De referir que Yohan Rossel ganhou uma classificativa com o Citroën C3 Rally2, fazendo o mesmo tempo que os Rally1!
Interessante verificar que apenas três pilotos concluíram as 74 PEC disputadas em pisos de neve, terra e asfalto, foram eles Elfyn Evans, Thierry Neuville e Ott Tänak. Obviamente, foram também os pilotos que percorrem maior número de quilómetros, mas concretamente 1.305,3. Grégoire Munster terminou 72 especiais e fez 1.268,4 km, Takamoto Katsuta fez 71 classificativas e 1.254,4 km e Kalle Rovampera e Oliver Solberg chegaram ao fim em 70 PEC, mas o finlandês fez mais quilómetros; 1.247,6 contra 1.226.5 km do sueco.