O Vodafone Rally de Portugal está ao rubro e na primeira classificativa do último dia de competição, a luta pelos primeiros lugares tornou-se ainda mais intensa. O campeão do Mundo, Sébastien Ogier, foi o mais rápido na passagem pelo mítico troço de Fafe e encurtou a distância para o líder, Jari-Matti Latvala, em mais 1,7s. Os dois partem para a penúltima especial do rali, Vieira do Minho (32,35 km) separados por 7,8s.
Ogier garantiu que está a andar da mesma forma desde o primeiro troço, enquanto Latvala admitiu que se sentia em desvantagem nesta classificativa. “Fiz esta especial uma vez em 2012. Está um pouco diferente. Sabia que ia perder aqui. Vou tentar recuperar na classificativa longa”, afirmou o finlandês.
Mas não é só a luta pela vitória que está ao rubro. Na disputa pela última posição do pódio, Andreas Mikkelsen e Kris Meeke estão separados por apenas 0,4s. O piloto da Citroën começou o dia no terceiro posto mas cedeu 1,5s em Fafe 1 e desceu para quarto. Com a ascensão na classificação, Mikkelsen faz com que a Volkswagen tenha os três Polo WRC nos três primeiros lugares.
Ott Tanak estabeleceu o sexto tempo atrás de Dani Sordo, mas continua seguro no quinto posto e é o melhor Ford. O espanhol da Hyundai distanciou-se de Mads Ostberg e Hayden Paddon e consolidou o sexto lugar. Quando faltam duas classificativas para o fim do Vodafone Rally de Portugal, tem uma vantagem de 16,2s para Ostberg, que é sétimo, e de 16,5s para Paddon. O duelo pelo sétimo posto é outro que está ao rubro.
Entre os concorrentes do WRC2, Nasser Al-Attiyah aproveitou o facto de ter participado no Fafe Rally Sprint há dois anos para carimbar o melhor tempo e deixar os adversários mais longe. Esapekka Lappi e Pontus Tidemand são segundo e terceiro, respectivamente, ficaram nos mesmos lugares em Fafe 1. Os dois pilotos da Skoda sabem que têm de terminar a prova na estreia do Fabia R5 e estão concentrados em levar os carros até ao pódio final.
A especial teve de ser neutralizada durante a passagem de Jari Ketomaa. O piloto do Ford Fiesta R5 aterrou mal após o segundo salto do troço e arrancou a roda dianteira esquerda do carro. Este ficou numa zona perigosa e a organização teve de interromper a passagem dos concorrentes para resolver a situação.