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Hyundai já ganha com Sordo mas Ogier lidera o Vodafone Rally de Portugal

04 abril 2014

A manhã do segundo dia de competição no Vodafone Rally de Portugal começou com uma secção de três especiais – Silves, Ourique e Almodôvar – que apresentavam muitas zonas com lama fruto da chuva que caiu nos últimos dias. As primeiras duas classificativas tinham muitas variações nas condições de piso, com algumas curvas especialmente escorregadias, enquanto outras já estavam secas.

Dani Sordo, em Hyundai i20 WRC, venceu os dois primeiros desafios do dia. 12º na estrada, o espanhol pode ter beneficiado, em parte, da limpeza do piso feita pelos concorrentes que passaram antes. Mo terceiro troço, tudo voltou à normalidade e Jari-Matti Latvala voltou a dar uma vitória à Volkswagen. O finlandês celebrou com o melhor tempo na especial, mas foi Sébastien Ogier que voltou ao parque de assistência na liderança com uma escarça vantagem de 0,4 segundos para Latvala. Em terceiro está Mikko Hirvonen, em Ford Fiesta. Ott Tanak é quarto e Sordo encerra o lote dos cinco primeiros classificados.

Mads Ostberg é o melhor representante da Citroën e ocupa o sexto posto, seguido de Thierry Neuville, em Hyundai, que confessou não se sentir muito confortável com a afinação do seu i20 WRC.

As condições dos troços exigentes acabaram por apanhar alguns pilotos desprevenidos. O galês Elfyn Evans saiu de estrada e já não prosseguiu em prova, embora ainda tenha a esperança de voltar amanhã em Rally 2. Juho Hanninen teve um furo no seu Hyundai no terceiro troço do dia mas acabou por minimizar o tempo perdido devido ao acidente de Kubica. O polaco passou-o na especial mas acabou por bater numa árvore e ficou com o carro a bloquear a estrada. Ou seja, todas as equipas que não conseguiram cumprir a classificativa acabaram por receber o tempo do último piloto que passou em circunstâncias normais.

No WRC2, Jari Ketomaa e Nasser Al-Attiyah andaram sempre a um ritmo muito elevado e próximo. Os pilotos acabaram separados por 0,7 segundos após os dois troços que disputaram, com o qatari na frente. Karl Kruuda chegou ao fim dessas especiais no terceiro posto, a 40 segundos do líder desta competição. Bernardo Sousa, por sua vez, é o melhor português e quinto entre os concorrentes do WRC2.

No WRC3/JWRC, o irlandês Alastair Fisher chegou ao parque de assistência na frente com uma vantagem a rondar o meio minuto sobre Simone Campedelli. Martin Koci é o terceiro.

Entre os portugueses, Rui Madeira surge em segundo atrás de Bernardo Sousa, enquanto Pedro Meireles é terceiro. O piloto de Guimarães é, porém, o líder nas contas para o campeonato nacional com uma vantagem superior a dez segundos sobre o campeão em título, Ricardo Moura.

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