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Ogier lidera após 1ª Etapa no México

08 março 2014

 

Sébastien Ogier (VW) garantiu confortável vantagem na liderança da classificação após uma emocionante 1ª Etapa do Rally do México onde vários dos homens da frente ficaram de fora.
O gaulês minimizou as perdas matinais nos troços de montanha, e assinou quatro vitórias em especiais nas classificativas bem mais limpas durante a tarde para terminar com 26,1s ao cabo de quase 150 km competitivos. “Foi uma grande tarde, mas não foi fácil,” referiu o piloto após ter ganho 7 das 11 especiais propostas para hoje.
Enquanto isso, Mads Østberg e Ogier partilharam o triunfo em duas classificativas. O norueguês chegou a liderar os procedimentos por 3,3s, e podia mesmo ter obtido uma maior vantagem não tivesse ele perdido tempo na última tirada do dia quando o navegador Jonas Andersson se esqueceu de remover a protecção do radiador antes da partida – componente que jantem o motor quente nas ligações.
Para a tarde Østberg fez alterações de afinação no seu Citroën, mas não conseguiu encontrar o mesmo ritmo e acabou por ver-se relegado para segundo quando Ogier garantiu quase 18s de vantagem nos 44,03 km de El Chocolate para se colocar definitivamente na liderança.
A abrir a estrada, Jari-Matti Latvala foi quem mais sofreu de manhã. Contudo, respondeu bem às condições e escalou de quinto para terceiro para terminar o dia a 42,5s do colega de equipa na Volkswagen.
Mikko Hirvonen teve de parar o seu Ford Fiesta RS com problemas de alternador durante a tarde, isto numa altura em que rodava em terceiro. Já Kris Meeke, que devia ter herdado a posição de Hirvonen, teve uma saída de estrada na mesma especial depois de partir um braço de suspensão quando o seu DS3 bateu numa rocha apenas um salto.
Robert Kubica tirou bom partido destes azares para ascender ao quarto posto naquela que é a sua estreia no México, mas acabou por sofrer acidente com o Fiesta RS na Super Especial de León. No início da manhã Andreas Mikkelsen foi outro piloto a retirar-se, no seu caso quando rodava em segundo e devido a colisão com uma pedra que resultou na suspensão partida no Polo R.
Elfyn Evans manteve-se afastado de problemas e ocupa a quarta posição com 1,5s de margem sobre o Hyundai i20 de Thierry Neuville. Martin Prokop é sexto, à frente do piloto da casa Benito Guerra, que conseguiu superar problemas de direcção.
Chris Atkinson teve uma manhã quente na estreia aos comandos do Hyundai. O piloto teve vários problemas mecânicos que o fizeram perder muito tempo, mas teve melhor sorte de tarde e ocupa a oitava posição, isto apesar de também ter tido uma saída de estrada no mesmo local de Kubica.
O checo, ainda assim, ocupa o nono lugar da geral, com Yuriy Protasov, líder do WRC 2, a fechar a lista dos dez primeiros.

Sébastien Ogier (VW) garantiu confortável vantagem na liderança da classificação após uma emocionante 1ª Etapa do Rally do México onde vários dos homens da frente ficaram de fora.

 

O gaulês minimizou as perdas matinais nos troços de montanha, e assinou quatro vitórias em especiais nas classificativas bem mais limpas durante a tarde para terminar com 26,1s ao cabo de quase 150 km competitivos. “Foi uma grande tarde, mas não foi fácil,” referiu o piloto após ter ganho 7 das 11 especiais propostas para hoje.

Enquanto isso, Mads Østberg e Ogier partilharam o triunfo em duas classificativas. O norueguês chegou a liderar os procedimentos por 3,3s, e podia mesmo ter obtido uma maior vantagem não tivesse ele perdido tempo na última tirada do dia quando o navegador Jonas Andersson se esqueceu de remover a protecção do radiador antes da partida – componente que jantem o motor quente nas ligações.

Para a tarde Østberg fez alterações de afinação no seu Citroën, mas não conseguiu encontrar o mesmo ritmo e acabou por ver-se relegado para segundo quando Ogier garantiu quase 18s de vantagem nos 44,03 km de El Chocolate para se colocar definitivamente na liderança.

A abrir a estrada, Jari-Matti Latvala foi quem mais sofreu de manhã. Contudo, respondeu bem às condições e escalou de quinto para terceiro para terminar o dia a 42,5s do colega de equipa na Volkswagen.

Mikko Hirvonen teve de parar o seu Ford Fiesta RS com problemas de alternador durante a tarde, isto numa altura em que rodava em terceiro. Já Kris Meeke, que devia ter herdado a posição de Hirvonen, teve uma saída de estrada na mesma especial depois de partir um braço de suspensão quando o seu DS3 bateu numa rocha apenas um salto.

Robert Kubica tirou bom partido destes azares para ascender ao quarto posto naquela que é a sua estreia no México, mas acabou por sofrer acidente com o Fiesta RS na Super Especial de León. No início da manhã Andreas Mikkelsen foi outro piloto a retirar-se, no seu caso quando rodava em segundo e devido a colisão com uma pedra que resultou na suspensão partida no Polo R.

Elfyn Evans manteve-se afastado de problemas e ocupa a quarta posição com 1,5s de margem sobre o Hyundai i20 de Thierry Neuville. Martin Prokop é sexto, à frente do piloto da casa Benito Guerra, que conseguiu superar problemas de direcção.

Chris Atkinson teve uma manhã quente na estreia aos comandos do Hyundai. O piloto teve vários problemas mecânicos que o fizeram perder muito tempo, mas teve melhor sorte de tarde e ocupa a oitava posição, isto apesar de também ter tido uma saída de estrada no mesmo local de Kubica.

O checo, ainda assim, ocupa o nono lugar da geral, com Yuriy Protasov, líder do WRC 2, a fechar a lista dos dez primeiros.

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