ss10 tanak

Latvala ameaça líder Tänak no reinado da Toyota

01 junho 2019

Os dois primeiros classificados iniciam a segunda ronda separados por apenas 5.1 segundos

Com a primeira passagem na classificativa (Amarante) mais longa deste Vodafone Rally de Portugal aqueceu a discussão pelos primeiros lugares, mas… entre os pilotos da Toyota, já que Latvala foi o mais rápido a cumprir os 37,6 quilómetros. Feitas as contas, Ott Tänak, autor do terceiro tempo, manteve-se no primeiro lugar, mas tem agora o seu colega finlandês a somente 5.1 segundos. Certamente que Tommi Mäkinen, o manager da equipa Toyota, vai ter uma conversa com os seus três pilotos, até porque Kris Meeke, o terceiro classificado, encontra-se agora a 13.3 de Latvala quando chegou a estar bem mais perto. Portanto, tudo indica que a palavra de ordem será manter posições até ao final deste sábado, pensando na confirmação de um brilharete este domingo, para desalojar a Hyundai da primazia do Mundial de Construtores.

Sébastien Ogier (Hyundai) bateu Thierry Neuville (Hyundai) nas duas primeiras classificativas, o que lhe permitiu ascender ao lugar de melhor “não Toyota”, mas a estratégia da Hyundai para este segundo dia de Rally – colocando os “atrasados” Sébastien Loeb e Dani Sordo a penalizarem, de modo a fazerem a classificativa mais longa antes de Neuville, limpando-lhe ao máximo a estrada – parece ter resultado bem. É que o piloto francês da Citroën viu-se depois desalojado do quarto lugar da geral. Mais atrás, continua aceso o duelo entre Esapekka Lappi (Citroën) e Teemu Suninen (Ford) pela sexta posição, presa por 9.1 s.

Na categoria WRC2Pro, Kalle Rovanperä (Skoda) resiste à pressão do seu colega de equipa Jan Kopecky e a diferença entre ambos aumentou para os 37.2 segundos.

Novidade foram as alterações registadas nos primeiros lugares do WRC2, já que o norueguês Ole Veiby viu o seu reinado interrompido por um incêndio no seu VW Polo. O japonês Takamoto Katsuta (Ford Fiesta) é agora o primeiro, com 11,0 segundos de avanço sobre o finlandês Eerik Pietarinen (Skoda Fabia), sendo Pierre Louis Loubet (Skoda Fabia) o terceiro, a 21.7 segundos.

Patrocínios
scroll up