Política Ambiental

29 junho 2017

No âmbito do Quadro de Certificação Ambiental FIA, o Automóvel Club de Portugal, enquanto organizador do Vodafone Rally de Portugal, obteve em 2017 a acreditação Achievement of Excellence por parte da FIA, o nível máximo de certificiação ambiental da Federação Internacional e elemento obrigatório para todas as provas que pretendam fazer parte do Campeonato do Mundo de Ralis de 2018.

É objetivo da organização continuar a melhorar o trabalho no sentido de minimizar o impacto ambiental do evento, prosseguindo e alargando a implementação de medidas em conformidade com o programa de sustentabilidade da FIA.

Sendo uma das provas do WRC com mais espectadores, o Vodafone Rally de Portugal procura constituir um exemplo em termos de política ambiental quer a nível nacional quer em termos internacionais.

Neste contexto, o ACP estabeleceu uma parceria com o Ministério do Ambiente, através da Agência Portuguesa do Ambiente, de forma a reduzir os impactos ambientais causados pela prova.

Assim, o Vodafone Rally de Portugal irá, de forma consciente, levar a cabo todos os esforços para que o impacto ambiental seja minimizado colocando em prática as seguintes ações:

a) Respeitar todas as leis e regulações ambientais e outros requisitos, bem como o Quadro de Certificação Ambiental da FIA.

b) Informar e formar todos os elementos da organização sobre a sua política ambiental.

c) Divulgar e promover o conhecimento ambiental junto dos diferentes agentes (organização, pilotos e todas as equipas envolvidas, e espectadores);

d) Procurar cooperação e intercâmbio com os agentes ambientais;

e) Levar em linha de conta o trabalho ambiental e o impacto ambiental na escolha de parceiros e fornecedores e procurar produtos e serviços que garantam um bom desempenho ambiental;

f) Reduzir, tanto quanto possível, o impacto ambiental no que respeita aos transportes;

g) Economizar energia e utilizar, sempre que possível, fontes de energia renováveis;

h) Implementar medidas para promover uma recolha seletiva do lixo, bem como a eliminação correta e adequada do mesmo;

i) Estar conforme as leis, as regras ambientais e outras exigências neste domínio;

j) Fomentar e melhorar as nossas responsabilidades ambientais com base em tarefas estruturadas e planeadas;

k) Envolver todas as autoridades locais das zonas de passagem do rali.

Reduzir ao máximo o número de documentos impressos em papel, privilegiando a

Patrocínios
scroll up