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A tradição de competir na rua

19 maio 2016

A cidade do Porto tem uma grande tradição no desporto motorizado e, em particular, com corridas realizadas nas suas ruas. De 1951 a 1960, o Circuito da Boavista, em alternância com o traçado de Monsanto em Lisboa, recebeu o Grande Prémio de Portugal. Baseado nas ruas utilizadas pelas viaturas do dia-a-dia, o circuito da Boavista apresentava três tipos de piso diferentes: empedrado, cimento e alcatrão.

Recentemente, a pista citadina foi recriada noutra zona e, entre 2007 e 2013, foi palco da jornada portuguesa do campeonato do mundo de carros de turismo. A revitalização do circuito aconteceu, primeiro, em 2005, quando se realizaram várias corridas de clássicos.

Este ano é a vez do Vodafone Rally de Portugal ir para as ruas do Porto, mais concretamente da Baixa portuense. A Porto Street Stage realiza-se por duas vezes na sexta-feira ao fim do dia. A primeira parte da classificativa desenvolve-se na Avenida dos Aliados. Os carros passam a Câmara Municipal e contornam o Hospital da Ordem Terceira para descer rumo à estação de São Bento. Seguem pela Avenida Dom Afonso Henriques antes do final, nas imediações da Sé do Porto e já perto das margens do rio Douro.

Reconhecimento da super-especial no Porto é inédito

Os pilotos vão fazer o reconhecimento da super-especial que se realiza na Baixa do Porto de forma única. Em vez de isso acontecer durantes os dois dias definidos para esse efeito, as equipas vão fazê-lo já durante a prova, ao volante dos carros de competição.

Assim, na sexta-feira, os concorrentes rumam à Avenida dos Aliados depois da ronda matinal de troços – Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo – e percorrem o traçado desenhado no centro do Porto por duas ocasiões antes de voltarem ao parque de assistência, na Exponor.

Para que tal fosse possível, a organização contemplou um período de tempo no itinerário deste dia de competição que dá a oportunidade dos pilotos tirarem notas para a super-especial. Apesar de utilizarem os carros de prova, as equipas estão limitadas a uma velocidade máxima de 60 km/h durante os reconhecimentos.

Muita acção na baixa portuense

O Vodafone Rally de Portugal vai ter uma super-especial no centro do Porto. E isso significa emoção a dobrar porque o troço-espectáculo será cumprido duas vezes de seguida. Ao contrário do que aconteceu noutras edições, a classificativa será percorrida por um carro de cada vez. As partidas para a primeira e para a segunda passagens têm um intervalo de apenas 15 minutos. Assim, e com o arranque de cada carro espaçado por dois minutos, haverá um momento em que os adeptos assistirão a partidas de minuto a minuto.
Um exemplo: o primeiro carro começa a primeira super-especial, SS8, às 19h03. Vai partir para a segunda, SS9, às 19h18. Entretanto, há carros que ainda não cumpriram a primeira passagem e que partirão às 19h17 e às 19h19. A partir do momento em que seja dada a partida para a segunda Porto Street Stage, os arranques são de minuto a minuto.

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