CFILogin.resx

SS14 - Meeke cede lugar no pódio após ataque Volkswagen

24 maio 2015
Carro 1, Ogier/Ingrassia
“É uma das piores especiais em que já pilotei. Não tinha aderência nenhuma, principalmente em comparação com quem vier mais atrás. Não é nada fácil.”
Carro 2, Latvala/Anttila
“Forcei e foi espectacular. Grande especial. Havia muita terra solta, mas tínhamos de andar mais depressa.”
Carro 3, Meeke/Nagle
“Vi os pneus do carro do Andreas (Mikkelsen) e não estão tão maus como os meus. A estrada está mais limpa. Vai ser interessante ver o que cada um faz na segunda passagem. O rali vai ser decidido na escolha dos pneus.”
Carro 4, Ostberg/Andersson
“Foi uma especial difícil. Sinto falta de experiência a abrir a estrada. Tenho algumas linhas de trajectória do Seb (Ogier), mas não sinto muita confiança. É complicado. Vejo as trajectórias e tento segui-las. Tenho de aprender mais sobre abrir a estrada.”
Carro 6, Tanak/Molder
“Estamos a recuperar das primeiras duas especiais. As notas estão muito melhores.”
Carro 7, Neuville/Gilsoul
“Somos os únicos com pneus duros. Temos de os poupar para amanhã. Provavelmente vamos perder bastante tempo durante o dia. Mas depois temos o dia seguinte, por isso é preciso limitar as perdas para já e ver o que o dia de amanhã nos traz.”
Carro 8, Sordo/Marti
“Não temos tracção. Guiei com cuidado no segundo troço do dia porque quis poupar os pneus para esta especial. Estão completamente gastos. Gosto do carro. Não voltámos a ter os problemas (de motor) que tivemos no primeiro troço.”
Carro 9, Mikkelsen/ Floene
“Acho que perdemos muito tempo. É um troço complicado. A terra é muito escorregadia. Andámos bem. Estou satisfeito com a minha manhã. Estamos com um bom ritmo e sinto-me confiante.”
Carro 14, Kubica/ Szczepaniak
“Furámos mas não batemos em nada. A roda está danificada por termos continuado. Também tivemos uma ligeira saída de estrada por causa do furo.”
Carro 20, Paddon/Kennard
“Estamos a gerir os pneus, mas temos a tendência de sofrer um maior desgaste do que os outros. Senti-me mais confiante nesta classificativa e por isso pudemos andar mais depressa.”
Carro 21, Prokop/Tománek
“Está resolvido. Não há qualquer problema com os travões. Agora tenho de melhorar a minha pilotagem com o carro que é novo.”
Carro 37, Bertelli/Bernacchini
“Tudo ok. Estamos contentes com o rendimento do carro. As notas também estão boas.”
Carro 40, Ketomaa/Lindstrom
“O carro continuou e eu não consegui virar para lado nenhum. Não faço ideia do que aconteceu. Espero que se possa resolver na assistência.”
Carro 42, Al-Attiyah/Baumel
“Foi uma boa manhã. Três especiais sem problemas e sem correr riscos. Vamos tentar melhorar e mudar algumas coisas para a segunda passagem. Temos o carro um pouco macio. Temos de o tornar mais preciso.”
Carro 75, Al-Kuwari/Clarke
“Parámos numa curva de 90 graus. Fora isso, está tudo bem. O carro não teve qualquer problema. Os pneus não duram muito.”

O Vodafone Rally de Portugal está ao rubro e na primeira classificativa do último dia de competição, a luta pelos primeiros lugares tornou-se ainda mais intensa. O campeão do Mundo, Sébastien Ogier, foi o mais rápido na passagem pelo mítico troço de Fafe e encurtou a distância para o líder, Jari-Matti Latvala, em mais 1,7s. Os dois partem para a penúltima especial do rali, Vieira do Minho (32,35 km) separados por 7,8s. 

Ogier garantiu que está a andar da mesma forma desde o primeiro troço, enquanto Latvala admitiu que se sentia em desvantagem nesta classificativa. “Fiz esta especial uma vez em 2012. Está um pouco diferente. Sabia que ia perder aqui. Vou tentar recuperar na classificativa longa”, afirmou o finlandês. 

Mas não é a luta pela vitória que está ao rubro. Na disputa pela última posição do pódio, Andreas Mikkelsen e Kris Meeke estão separados por apenas 0,4s. O piloto da Citroën começou o dia no terceiro posto mas cedeu 1,5s em Fafe 1 e desceu para quarto. Com a ascensão na classificação, Mikkelsen faz com que a Volkswagen tenha os três Polo WRC nos três primeiros lugares. 

Ott Tanak estabeleceu o sexto tempo atrás de Dani Sordo, mas continua seguro no quinto posto e é o melhor Ford. O espanhol da Hyundai distanciou-se de Mads Ostberg e Hayden Paddon e consolidou o sexto lugar. Quando faltam duas classificativas para o fim do Vodafone Rally de Portugal, tem uma vantagem de 16,2s para Ostberg, que é sétimo, e de 16,5s para Paddon. O duelo pelo sétimo posto é outro que está ao rubro. 

Entre os concorrentes do WRC2, Nasser Al-Attiyah aproveitou o facto de ter participado no Fafe Rally Sprint há dois anos para carimbar o melhor tempo e deixar os adversários mais longe. Esapekka Lappi e Pontus Tidemand são segundo e terceiro, respectivamente, ficaram nos mesmos lugares em Fafe 1. Os dois pilotos da Skoda sabem que têm de terminar a prova na estreia do Fabia R5 e estão concentrados em levar os carros até ao pódio final. 

A especial teve de ser neutralizada durante a passagem de Jari Ketomaa. O piloto do Ford Fiesta R5 aterrou mal após o segundo salto do troço e arrancou a roda dianteira esquerda do carro. Este ficou numa zona perigosa e a organização teve de interromper a passagem dos concorrentes para resolver a situação.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up