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SS10 - Duelo pela liderança intensifica-se

23 maio 2015
Carro 1, Ogier/Ingrassia
“É uma das piores especiais em que já pilotei. Não tinha aderência nenhuma, principalmente em comparação com quem vier mais atrás. Não é nada fácil.”
Carro 2, Latvala/Anttila
“Forcei e foi espectacular. Grande especial. Havia muita terra solta, mas tínhamos de andar mais depressa.”
Carro 3, Meeke/Nagle
“Vi os pneus do carro do Andreas (Mikkelsen) e não estão tão maus como os meus. A estrada está mais limpa. Vai ser interessante ver o que cada um faz na segunda passagem. O rali vai ser decidido na escolha dos pneus.”
Carro 4, Ostberg/Andersson
“Foi uma especial difícil. Sinto falta de experiência a abrir a estrada. Tenho algumas linhas de trajectória do Seb (Ogier), mas não sinto muita confiança. É complicado. Vejo as trajectórias e tento segui-las. Tenho de aprender mais sobre abrir a estrada.”
Carro 6, Tanak/Molder
“Estamos a recuperar das primeiras duas especiais. As notas estão muito melhores.”
Carro 7, Neuville/Gilsoul
“Somos os únicos com pneus duros. Temos de os poupar para amanhã. Provavelmente vamos perder bastante tempo durante o dia. Mas depois temos o dia seguinte, por isso é preciso limitar as perdas para já e ver o que o dia de amanhã nos traz.”
Carro 8, Sordo/Marti
“Não temos tracção. Guiei com cuidado no segundo troço do dia porque quis poupar os pneus para esta especial. Estão completamente gastos. Gosto do carro. Não voltámos a ter os problemas (de motor) que tivemos no primeiro troço.”
Carro 9, Mikkelsen/ Floene
“Acho que perdemos muito tempo. É um troço complicado. A terra é muito escorregadia. Andámos bem. Estou satisfeito com a minha manhã. Estamos com um bom ritmo e sinto-me confiante.”
Carro 14, Kubica/ Szczepaniak
“Furámos mas não batemos em nada. A roda está danificada por termos continuado. Também tivemos uma ligeira saída de estrada por causa do furo.”
Carro 20, Paddon/Kennard
“Estamos a gerir os pneus, mas temos a tendência de sofrer um maior desgaste do que os outros. Senti-me mais confiante nesta classificativa e por isso pudemos andar mais depressa.”
Carro 21, Prokop/Tománek
“Está resolvido. Não há qualquer problema com os travões. Agora tenho de melhorar a minha pilotagem com o carro que é novo.”
Carro 37, Bertelli/Bernacchini
“Tudo ok. Estamos contentes com o rendimento do carro. As notas também estão boas.”
Carro 40, Ketomaa/Lindstrom
“O carro continuou e eu não consegui virar para lado nenhum. Não faço ideia do que aconteceu. Espero que se possa resolver na assistência.”
Carro 42, Al-Attiyah/Baumel
“Foi uma boa manhã. Três especiais sem problemas e sem correr riscos. Vamos tentar melhorar e mudar algumas coisas para a segunda passagem. Temos o carro um pouco macio. Temos de o tornar mais preciso.”
Carro 75, Al-Kuwari/Clarke
“Parámos numa curva de 90 graus. Fora isso, está tudo bem. O carro não teve qualquer problema. Os pneus não duram muito.”

O Vodafone Rally de Portugal está a ser muito disputado com quatro pilotos separados por 19,1 segundos e os dois primeiros discutem a liderança separados por 6,1s. Jari-Matti Latvala está na frente mas Kris Meeke venceu em Fridão 1, o troço mais longo da prova com 37,67 km, e aproximou-se da dianteira. O britânico da Citroën recuperou 5,1s e colocou o finlandês da Volkswagen sob maior pressão. 

Quem também fez um balanço positivo da secção matinal foi Sébastien Ogier. Quarto na estrada, o francês não seria tão penalizado mas com o abandono de Evans e de Bertelli passou a ser o segundo logo atrás de Qassimi e perdeu algum tempo com falta de tracção no Polo WRC. Ainda assim, o líder do campeonato recuperou face aos adversários e subiu de sexto para quarto, tendo encurtado a diferença temporal de 25,9s para 19,1s. 

O terceiro classificado, Andreas Mikkelsen não foi além do quarto registo em Fridão 1 e agora tem Ogier a apenas 3,8s de distância, enquanto Ott Tanak é o melhor dos Ford. O jovem estónio foi o quinto na classificativa nº10 e ocupa a mesma posição na geral à frente de Dani Sordo e de Mads Ostberg. 

O espanhol é o melhor Hyundai mas sentiu dificuldades em pilotar de forma agressiva na última especial da manhã. Ostberg também não ficou satisfeito com o seu tempo, principalmente porque não percebeu a razão para tal registo. Hayden Paddon, Robert Kubica e Martin Prokop completam o top-ten, com vantagem para o neozelandês da Hyundai. 

Os quase 40 km de Fridão 1 colocaram grandes desafios aos pilotos. Lorenzo Bertelli sofreu um acidente que resultou no capotanço do Ford Fiesta. A equipa ficou bem mas tudo indica que não pode voltar amanhã porque a estrutura do carro ficou danificada. Yazeed Al Rajhi, Karl Kruuda e Julien Maurin bateram todos na mesma pedra. Mas se os dois últimos conseguiram chegar ao fim da classificativa, Al Rajhi não teve a mesma sorte e não continua para fazer a secção da tarde. 

No WRC2, a competição está extremamente interessante. Nasser Al-Attiyah está no comando com o Ford Fiesta RRC. Mas depois de uma demonstração de força dos pilotos oficiais da Skoda ao longo de toda a secção, o qatari tem os dois a pressioná-lo. Pontus Tidemand é a maior ameaça. Está em segundo a 13,6s, enquanto o campeão europeu de ralis, Esapekka Lappi, ocupa o terceiro posto a 21,9s. 

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