CFILogin.resx

SS4 - Latvala em crescendo conquista o primeiro lugar

22 maio 2015
Carro 1, Ogier/Ingrassia
“É uma das piores especiais em que já pilotei. Não tinha aderência nenhuma, principalmente em comparação com quem vier mais atrás. Não é nada fácil.”
Carro 2, Latvala/Anttila
“Forcei e foi espectacular. Grande especial. Havia muita terra solta, mas tínhamos de andar mais depressa.”
Carro 3, Meeke/Nagle
“Vi os pneus do carro do Andreas (Mikkelsen) e não estão tão maus como os meus. A estrada está mais limpa. Vai ser interessante ver o que cada um faz na segunda passagem. O rali vai ser decidido na escolha dos pneus.”
Carro 4, Ostberg/Andersson
“Foi uma especial difícil. Sinto falta de experiência a abrir a estrada. Tenho algumas linhas de trajectória do Seb (Ogier), mas não sinto muita confiança. É complicado. Vejo as trajectórias e tento segui-las. Tenho de aprender mais sobre abrir a estrada.”
Carro 6, Tanak/Molder
“Estamos a recuperar das primeiras duas especiais. As notas estão muito melhores.”
Carro 7, Neuville/Gilsoul
“Somos os únicos com pneus duros. Temos de os poupar para amanhã. Provavelmente vamos perder bastante tempo durante o dia. Mas depois temos o dia seguinte, por isso é preciso limitar as perdas para já e ver o que o dia de amanhã nos traz.”
Carro 8, Sordo/Marti
“Não temos tracção. Guiei com cuidado no segundo troço do dia porque quis poupar os pneus para esta especial. Estão completamente gastos. Gosto do carro. Não voltámos a ter os problemas (de motor) que tivemos no primeiro troço.”
Carro 9, Mikkelsen/ Floene
“Acho que perdemos muito tempo. É um troço complicado. A terra é muito escorregadia. Andámos bem. Estou satisfeito com a minha manhã. Estamos com um bom ritmo e sinto-me confiante.”
Carro 14, Kubica/ Szczepaniak
“Furámos mas não batemos em nada. A roda está danificada por termos continuado. Também tivemos uma ligeira saída de estrada por causa do furo.”
Carro 20, Paddon/Kennard
“Estamos a gerir os pneus, mas temos a tendência de sofrer um maior desgaste do que os outros. Senti-me mais confiante nesta classificativa e por isso pudemos andar mais depressa.”
Carro 21, Prokop/Tománek
“Está resolvido. Não há qualquer problema com os travões. Agora tenho de melhorar a minha pilotagem com o carro que é novo.”
Carro 37, Bertelli/Bernacchini
“Tudo ok. Estamos contentes com o rendimento do carro. As notas também estão boas.”
Carro 40, Ketomaa/Lindstrom
“O carro continuou e eu não consegui virar para lado nenhum. Não faço ideia do que aconteceu. Espero que se possa resolver na assistência.”
Carro 42, Al-Attiyah/Baumel
“Foi uma boa manhã. Três especiais sem problemas e sem correr riscos. Vamos tentar melhorar e mudar algumas coisas para a segunda passagem. Temos o carro um pouco macio. Temos de o tornar mais preciso.”
Carro 75, Al-Kuwari/Clarke
“Parámos numa curva de 90 graus. Fora isso, está tudo bem. O carro não teve qualquer problema. Os pneus não duram muito.”

Cumprida a secção matinal deste dia no Vodafone Rally de Portugal, Jari-Matti Latvala é o primeiro classificado com uma vantagem de 6,1 segundos sobre o segundo classificado, Kris Meeke. O finlandês da Volkswagen venceu a terceira especial da jornada, Viana do Castelo 1, e aproveitou o bom resultado para se tornar no terceiro líder diferente da prova, depois de Andreas Mikkelsen e Dani Sordo. 

Numa manhã com vários incidentes, Hyundai, Citroën e Volkswagen venceram especiais. Sordo foi o primeiro a bater a concorrência na especial Ponte de Lima 1. Esta acabou por ser neutralizada já depois dos WRC terem passado devido a um incêndio no carro 00. Em Caminha 1, foi a vez de Mads Ostberg, segundo na estrada logo atrás de Ogier, conseguir o melhor tempo. No final, antes da ida ao parque de assistência, Jari-Matti Latvala obteve o registo mais baixo e assumiu o comando da classificação. 

O campeão do Mundo, Sébastien Ogier, sentiu algumas dificuldades por abrir a estrada, enquanto pilotos como Hayden Paddon e Thierry Neuville também não conseguiram acompanhar os adversários mais velozes. Com Sordo no quarto lugar e Ott Tanak, o melhor Ford, em quinto, Ogier, que teve um furo logo no primeiro troço do dia, surge apenas em sexto, à frente dos outros dois pilotos da Hyundai. 

Entre os mais azarados da manhã, Elfyn Evans perdeu tempo na ligação com problemas eléctricos na ligação entre Ponte de Lima 1 e Caminha 1. Robert Kubica também furou e ocupa a décima posição. Prokop sentiu problemas de travões no Ford Fiesta e está quase a um minuto do top-ten.

No WRC2, Karl Kruuda é o primeiro classificado. O piloto do Peugeot 208 R5 tem uma vantagem de 7,3s sobre Nasser Al-Attiyah, que corre em Ford Fiesta RRC. Yazeed Al-Rajhi, também em Ford, é terceiro, a 11,8s de Kruuda. O único português a competir nesta categoria, é Bernardo Sousa. Ao volante de um Peugeot, o madeirense ocupa o 17º posto.

Entre os portugueses, com Sousa na frente, Miguel Campos segue-o a menos de 30 segundos de distância. João Barros ocupa o terceiro melhor lugar dos lusos. Após as quatro primeiras classificativas do Vodafone Rally de Portugal, os três melhores pilotos portugueses estão separados por pouco mais de um minuto. 

 

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up