A ação continua ao rubro com os 19,33 km da classificativa de Góis. Sendo o primeiro na especial, a limpar a estrada, Elfyn Evans foi o mais lento de todos os pilotos de Rally1 na primeira PE e continuou a perder tempo na segunda (11,1s) para um Ott Tänak muito rápido e 6,4s para Takamoto Katsuta.
O tempo mais rápido registado por Tänak deu ao estónio a liderança absoluta, enquanto Dani Sordo foi o segundo mais rápido e manteve, assim, a 2ª posição, a apenas meio segundo do antigo Campeão do Mundo. Pierre-Louis Loubet foi quinto na etapa e caiu para terceiro na geral. Foi um bom começo para a M-Sport Ford World Rally Team com dois tempos mais rápidos e um 1-3 na classificação geral.
Adrien Fourmaux dominou entre os primeiros classificados do WRC2 e passou a ter uma vantagem de 3,9 segundos sobre Oliver Solberg. Grégoire Munster, piloto de WRC2, saiu da prova ao quilómetro três da primeira especial.
Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Tive muito cuidado com os pneus e no fim do troço sentimos uma vibração que julguei resultar de delaminação. Está muito abrasivo. Temos de ser cuidadosos com os pneus”.
Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Para ser honesto, este foi muito pior. O troço era mais rápido e estamos com muita subviragem o que nos leva a perder a tempo e a destruir os pneus dianteiros”.
Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Foi uma especial muito exigente, especialmente na zona final com curvas e pedras. Tive algumas dificuldades com o ritmo e com água a pingar no para-brisas que levava a poeira a ficar colada”.
Car 33. EVANS/MARTIN
“Não sei se tem tudo a ver com o facto de estar a abrir os troços, mas também não está a corre como devia...”.
Car 6. SORDO/CARRERA
“Foi bom. Sujo em alguns locais e escorregadio. Não faço ideia como estarão os pneus”.
Car 4. LAPPI/FERM
“Tudo perfeito. Não me parece que tenha conseguido melhor”.
Car 7. LOUBET/LANDAIS
“Foi demasiado cauteloso no início”.
Car 20. GREENSMITH/ANDERSSON
Teve um deslize na etapa. Perdeu 12 segundos para Mikkelsen. "Sinto-me realmente como se não tivesse aderência. Não consigo acertar com a travagem e o apex. Tentei ser mais limpo no final da especial”.
Car 21. SOLBERG/EDMONDSON
“Muita poeira no interior do carro, uma quantidade insana de poeira. Os pneus, muito mais duros do que pensava. Tinha pneus macios muito maus. Vamos ver como será o tempo. Penso que tenhamos perdido muito tempo. Estou contente com a condução, mas o piso está muito solto”.
Car 22. GRYAZIN/ALEKSANDROV
“Ainda há muita areia em alguns locais. A especial era difícil. A parte intermédia não era mesmo nada fácil.
Car 23. SUNINEN/MARKKULA
“A sensação é boa. Está calor e poeirento”.
Car 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
“É muito bom estar de volta ao carro. A primeira especial era difícil com tanta poeira e fomos cautelosos. Também estava à espera que os WRC tivessem limpo mais o troço. Tudo passa por aguentar o primeiro dia sem problemas de maior”.
Car 25. FOURMAUX/CORIA
“Estamos muito contentes com o nosso ritmo esta manhã. O carro está a funcionar bem. Optámos por uma escolha de pneus diferente dos restantes, vamos ver como corre”.
Car 26. ROSSEL/DUNAND
“A minha sensação não é má. Tentei não cometer erros. Não está a ser fácil com os pneus, mas é igual para todos. Vamos ver”.
Car 28. MUNSTER/LOUKA
Capotou no quilómetro 3 da SS1. A dupla saiu incólume.