CFILogin.resx
PE12

Stage Flash SS12 Amarante 1

21 maio 2022

É a classificativa mais longa do 55.º Vodafone Rally de Portugal, disputada na Serra do Marão. É também uma das mais duras, porque os pilotos têm de lidar com numerosas diferenças de ritmo de pisos. É larga, rápida e fluída, mas há muitas curvas entre árvores muito próximas do troço. O piso é macio, com uma fina camada de gravilha na superfície, mas também pequenas zonas de asfalto macio e gasto e pequenas pedras. A secção intermédia desce para um vale, antes de voltar ao outro lado da serra, oferecendo grandes paisagens aos espetadores.

Ogier teve de partir para a classificativa antes do tempo, caso contrário estaria fora do tempo limite. No entanto, parou dez metros depois do início, para deixar passar os três Toyota, evitando assim condicioná-los com a eventual poeira do seu carro. Para completar o ramalhete, ainda teve um princípio de incêndio no carro antes do arranque. Fourmaux parou para mudar o pneu traseiro esquerdo furado, aos 20,5 km da especial. Breen apanhou o pó de Fourmaux, que demorou três minutos a trocar o pneu.

No WRC2, Suninen mantém a liderança, mas está a ser muito pressionado por Rossel, que venceu a especial e está agora a apenas 9,2s do finlandês, depois de ter começado o dia a 17,1s.

Carro #8. TÄNAK/JÄRVEOJA

“Os pneus estão bons, mas o piso estava muito, muito solto, sem nenhuma linha. Está completamente seco e desafiante, mas está tudo bem”.

Carro #16. FOURMAUX/CORIA

“Não compreendo como aconteceu (o furo). Não sei em que curva, pelo que espero não voltar a fazer o mesmo na próxima passagem. Penso que tenho outro furo no pneu traseiro direito, pelo que temos de ver”.

Carro #42. BREEN/NAGLE

Perde 34,0s para Tänak. “Foi muito mau. Tive de abrandar em tantos sítios devido ao pó (do carro de Fourmaux). Um pequeno desastre, para ser honesto”.

Carro #11. NEUVILLE/VYDAEGHE

Troço sem problemas, mas ainda assim foi mais lento nove segundo do que Tänak. “Foi uma classificativa muito boa, para ser honesto. O carro está bem, mas o piso está cada vez mais solto e arenoso. Desfrutei do troço e penso que consegui o máximo possível”.

Carro #7. LOUBET/LANDAIS

Perde 31,4s para Tänak. “Escolha de pneus errada, estamos com quatro duros. Não tenho tração e é impossível fazer o que quer que seja. O rali é ainda longo e muitas coisas podem acontecer”.

Carro #44. GREENSMITH/ANDERSSON

Quarto mais rápido até agora, fez o troço se problemas. “Não tinha muito grip, isso é certo. Não sei o que mais poderia ter feito, mas não é o ideal. Uma manhã um pouco desastrosa”.

Carro #18. KATSUTA/JOHNSTON

É o segundo mais rápido, mas também perde quase nove segundos para Tänak. “Muito calor, pelo que não se está bem dentro do carro, mas de resto está tudo bem. Temos pneus duros à frente”.

Carro #6. SORDO/CARRERA

Sordo faz o quarto melhor tempo e perde o terceiro lugar à geral para Katsuta, por 3,5s, num pódio provisório agora inteiramente preenchido pela Toyota. “Foi mesmo muito exigente e tenho muito pouco grip. O «Taka» está a guiar muito bem, a fazer fantásticas classificativas”.

Carro #69. ROVANPERÄ/HALTUNEN

Perde 3,6s para Tänak. “A escolha de pneus não funcionou muito bem. Levámos dois usados de ontem e estavam já no limite”.

Carro #33. EVANS/MARTIN

É o mais rápido e aumenta a vantagem à geral para 18,4s sobre Rovanperä. “Não foi fácil. É tão difícil saber se está andar bem ou não – tens apenas que confiar no teu ritmo e seguir a partir daí”.

Official WRC Sponsors
Patrocínios
scroll up